Muitas vezes utilizamos uma linguagem super técnica para tentar impressionar os nossos alunos. Porém, sem adornos ou artifícios, a comunicação fica mais clara.
Não há necessidade de criar longos caminhos. Certifique-se de considerar que os conceitos fundamentais estão realmente claros.
Embora seja sempre fácil culpar o aluno quando ele não entende o que está sendo proposto, nós precisamos influenciá-lo de maneira mais simples, direta e positiva.
A cada aula, devemos nos comprometer a fornecer soluções para mudar ou melhorar a execução, por meio de correções que facilitem a comunicação, buscando ferramentas para ele conquistar a excelência no movimento e a fluidez do exercício.
A palavra é a nossa principal ferramenta para melhorar a qualidade do movimento. É o recurso que fornece a maioria das informações necessárias às necessidades dos alunos.
É preciso compreender e analisar quais dos aspectos: verbal, visual ou sinestésico, fazem parte de sua comunicação.
Para facilitar e melhorar a conexão, a fim dele ser um receptor ativo, que interage e participa da aula, é importante considerar:
A quantidade de informações
Assim como a ausência de informações cria dúvidas no aluno, o excesso também pode atrapalhar. É importante colocar o foco em apenas um aspecto do exercício de cada vez, apenas um e dar uma pausa para o aluno assimilar a instrução;
A entonação de voz
O tom da sua voz deve ser consistente com o que está sendo proposto e se faz necessário acompanhar o nível de intensidade do exercício. Exemplo: Utilizar a intensidade do tom de voz do comando do exercício Hundred para finalizar a aula ou vice-versa;
A linguagem gestual
Sabemos que a comunicação é muito mais do que palavras. Precisamos dar atenção ao nosso posicionamento na sala de aula, para que o aluno consiga ver e ouvir o professor.
Outro fator importante é como movemos as nossas mãos, porque os nossos gestos podem mudar a resposta dos nossos alunos;
A linguagem através de imagens
As imagens ajudam a aumentar a precisão em cada movimento e, acima de tudo, são a ligação permanente entre o aluno e o professor.
Com a ajuda das indicações, e acima de tudo das imagens, ele será capaz de interpretar o que o professor solicita, tendo mais consciência dos seus movimentos. Exemplo: topo da cabeça em direção ao teto.
Por meio dessas ferramentas podemos para facilitar o processo de aprendizado do aluno. Se ainda for necessário, podemos utilizar outros recursos:
Demonstração visual
Fornece aos alunos uma visão geral do exercício a fim dele compreender e interpretar o movimento que será realizado;
Correções manuais
Suas mãos vão dar aos alunos referências claras, podem estabelecer limites, facilitar ou guiar o movimento e mobilizar, especialmente quando se trata de movimentos na coluna.
Carina Nery Subires
CREF 16519G/SP
Proprietária e Responsável Técnica da Biotipo Pilates
Instrutora de Pilates Certificada PMA®
Adriana abade
CREF 10705G/SP
Professora da Biotipo Pilates