Esta máquina, que é a queridinha de muitos alunos, foi um dos primeiros equipamentos criados por Joseph Pilates. O Universal Reformer, nome original do aparelho, foi assim chamado, por Joseph acreditar que o corpo estaria sendo reformado através dos inúmeros exercícios.
É utilizado para trabalhar toda a musculatura nas posições vertical, sentado, em quatro apoios e em pé. O Reformer permite a execução de exercícios de resistência, conduzindo um trabalho exato de alinhamento do centro de força. Além disso, pode ser facilmente adaptado a todos os tipos de pessoas.
A estrutura baixa favorece exercícios em pé. Ao usar a torre, o equipamento passa a oferecer o mesmo repertório de exercícios da lateral do Cadillac.
Alguns opcionais aumentam ainda mais a possibilidade de execucção de exercícios no aparelho: Torre do Reformer, Caixa do Reformer, Prancha de salto, Plataforma de extensão.
História do Reformer no Pilates
Diz a história que o equipamento teve como inspiração uma cama, onde foram adicionadas molas com o intuito de reabilitar soldados feridos na guerra. Alguns acreditam que o Reformer foi criado com o objetivo de lutar contra as adversidades ocasionadas pelo raquitismo e pela asma, doenças diagnosticas em Joseph. Indepependente do motivo, Pilates acreditava que realizar exercícios na posição horizontal era útil no alívio do estresse, tensão das articulações e no alinhamento, mudando as forças gravitacionais nas várias posições.
Joseph planejou o equipamento para certificar-se que as pessoas poderiam trabalhar o corpo e, ao mesmo tempo, melhorar a postura. Segundo ele, ao treinar com uma carga externa (molas do Reformer), o movimento humano se torna mais eficiente e harmonioso na sua condição habitual. Além disso, a resistência oferecida incentiva uma adaptação mais rápida do sistema neuromuscular.
Após a popularização do equipamento, bailarinos passaram a utilizá-lo para melhorar a condição física, prevenir e tratar lesões provenientes do treinamento intensivo.
Benefícios dos exercícios no Reformer
O principal está na plataforma, na qual pode-se sentar, ajoelhar, apoiar ou deitar de frente ou de costas. O usuário empurra ou puxa a barra de pés, usando os braços, pernas, punhos e tornozelos para deslizar para frente e para trás ao longo dos trilhos, de uma forma controlada, enquanto a tensão das molas gentilmente trabalha os músculos.
Como forma de complementar o treino realizado no Reformer, Pilates também criou outros aparelhos, como, o Cadillac, a Chair e o Ladder Barrel. Veremos mais sobre esses equipamentos nas próximas matérias.