Três motivos para vencer o sedentarismo com Pilates!

Por: Ana Paula Soares

O sedentarismo é um estilo de vida no qual a pessoa não tem um gasto calórico mínimo por semana e não pratica nenhum tipo de atividade física regularmente. O sedentarismo é dos principais riscos à saúde e bem-estar, do ser humano. Por esses motivos, vamos falar um pouco sobre o Pilates, e te mostrar três motivos para vencer o sedentarismo com Pilates.

Criado por Joseph Pilates, o Pilates é excelente para trabalhar corpo e mente, e pode ser praticado no Mat (solo), com ou sem acessórios, ou nos aparelhos Cadillac, Chair, Reformer e Barrel. O Pilates é uma maneira segura, eficaz e de baixo impacto, para a prática de atividade física. Pode ser praticado por qualquer pessoa, em especial crianças, idosos e gestantes. Os exercícios auxiliam na melhora da qualidade de vida, sendo possível notar os benefícios em poucas sessões. 

A prática do Pilates deve ser inclusa na nossa rotina. Por isso, resolvemos listar três motivos para te ajudar a sair do sedentarismo utilizando alguns dos princípios do Pilates. São eles:

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Respiração

Com a correria do dia a dia, não percebemos como anda nossa forma de respirar. Através da respiração e movimentos de Pilates, podemos ter uma sensação de bem-estar. Respirando corretamente, promovemos um melhor aporte sanguíneo, que auxilia no processo de força durante o exercício, estimulando também a mobilidade da coluna. Segundo Joseph Pilates, a respiração correta é a completa inalação e exalação de ar.

Concentração

Segundo os ensinamentos do filósofo grego Platão, mente e corpo são inseparáveis. 

A concentração faz com que você realize os movimentos com atenção e direcione-os corretamente para cada parte do corpo. Caso contrário, os exercícios serão executados de forma inadequada e perderão sua efetividade.

Fluidez

Nem rápido, nem devagar. Um movimento fluido, harmônico e belo. Joseph Pilates relata que quando aluno não se atenta essas questões, a chance de lesão é alta. As sessões de Pilates podem ser reduzidas ou individuais, respeitando sempre o ritmo e individualidade de cada paciente, visando qualidade e não quantidade.

“A mudança acontece através do movimento e o movimento cura”

 

Referências

PILATES, J.H A Obra completa de Joseph Pilates. Sua saúde e O retorno a vida pela Contrologia (co-autoria de William John Miller) Joseph Hubertus Pilates.

Ana Paula Soares

Fisioterapeuta

CREFITO 219469

Pós-Graduada em Cadeias Musculares

Osteopatia Estrutural

Sócia @bodyfit_byanapaulasoares

@fisioanapaulasoares

Teacher Training na empesa Alves Pilates

Email:apsoares20@gmail.com

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