Ombro e cintura escapular
O complexo articular do ombro é um sistema funcional composto por varias articulações, tornando-a a articulação mais móvel do membro superior.
Os músculos da articulação glenoumeral devem funcionar de modo normal e coordenado. Para isto acontecer, a escápula deve ser estabilizada pelos seus músculos. Uma escápula estável fornece uma base firme para os músculos glenoumerais (principalmente o manguito rotador) funcionarem apropriadamente. A escápula não só deve ser estável em posição estática, mas ela também deve se movimentar padronizadamente durante os movimentos dinâmicos.
A estabilidade escapular é a habilidade da escápula de prover uma base sólida para capacitar o movimento do braço, do ombro.
A discinesia escapular é o termo usado para descrever a inabilidade da escápula de mover-se e funcionar normalmente, durante movimentos dos membros superiores. (Magee,) Esse pode ser o resultado de uma condição patológica em outras regiões, como ruptura do manguito rotador, tendinopatia no bíceps ou disfunção na costela. A escápula pode se mover anormalmente para proteger ou compensar tal condição.
Etiologia
Pode ser ocasionada por vários fatores, muitas das vezes associados, sendo originadas nas estruturas da cintura escapular ou irradiadas de outras regiões como cervical e torácica.
O Método Pilates aplicado nas patologias do ombro
O Método Pilates pode ser utilizado como recurso terapêutico para a promoção e recuperação da saúde, sendo aplicado nas patologias do ombro. Sua função é trabalhar a estabilização estática e dinâmica através do recrutamento e fortalecimento da musculatura profunda do ombro, fazendo com que ocorra o controle do quadro álgico, ainda associados aos exercícios posturais (que visam o posicionamento e alongamento dos demais músculos), assim como também o ganho de mobilidade.
O trabalho da mobilidade das articulações próximas (como coluna cervical e torácica) também é muito importante, devido à ligação muscular que ocorre entre as cadeias musculares, para assim evitar que cargas compressivas, movimentos repetitivos ou vícios posturais gerem uma nova lesão.
O Método Pilates tem sido indicado por diversos especialistas também como parte do tratamento de patologias do ombro, a fim de promover a flexibilidade e estabilização necessária para o equilíbrio muscular, propriocepção e controle motor.
O erro mais comum dos profissionais hoje é tratar somente o ombro, e não outras patologias que venham associadas, tais como as instabilidades, discinesia, as retrações, e os desequilíbrios musculares, que possam levar à lesão secundária ou que são a causa primária, piorando o quadro motor e álgico.
Exercícios com Faixa Elástica para tratamento do ombro
Esses exercícios têm como objetivo a tonificação do ombro e cintura escapular. Com a resistência da faixa elástica, é possível realizar um trabalho realmente eficaz do membro superior. Esses exercícios clássicos para fortalecimento dos membros superiores e cintura escapular são modificações dos exercícios realizados no equipamento Reformer, ideais para um trabalho de estabilização no solo com auxilio desse acessório (Faixa elástica).
Adoro a versatilidade do Reformer e o fato de você poder alterar a resistência de acordo com o seu objetivo, assim como na faixa elástica é possível graduar a resistência.
Certifique-se de ativar os músculos do assoalho pélvico e o transverso para manter estável a pelve. Caso o seu cliente não consiga sentar sobre os ísquios (ossinhos do bumbum), podemos solicitar que ele sente sobre um bloco de EVA, caixa ou almofada, a fim de evitar a descarga de peso e sobrecarga em músculos não desejáveis.
Reformer with the band
Arms Circles
Round Forward with Arm Circles
Salute
T e Y.
Concentre-se em manter os ombros afastados das orelhas e as escápulas estabilizadas. Sente-se sobre os ísquios e lembre-se da respiração.
Arms UP and Down
Arms Bíceps Variação
Rowing: Front (Variação)
Mantenha a estabilização do tronco e os ombros afastados das orelhas.
Danielle Souza
Fisioterapeuta
CREFITO 4/130827F