Dor no ombro e método Pilates

Ombro e cintura escapular

O complexo articular do ombro é um sistema funcional composto por varias articulações, tornando-a a articulação mais móvel do membro superior.

Os músculos da articulação glenoumeral devem funcionar de modo normal e coordenado. Para isto acontecer, a escápula deve ser estabilizada pelos seus músculos. Uma escápula estável fornece uma base firme para os músculos glenoumerais (principalmente o manguito rotador) funcionarem apropriadamente. A escápula não só deve ser estável em posição estática, mas ela também deve se movimentar padronizadamente durante os movimentos dinâmicos.

A estabilidade escapular é a habilidade da escápula de prover uma base sólida para capacitar o movimento do braço, do ombro.

A discinesia escapular é o termo usado para descrever a inabilidade da escápula de mover-se e funcionar normalmente, durante movimentos dos membros superiores. (Magee,) Esse pode ser o resultado de uma condição patológica em outras regiões, como ruptura do manguito rotador, tendinopatia no bíceps ou disfunção na costela. A escápula pode se mover anormalmente para proteger ou compensar tal condição.

PUBLICIDADE
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso

Etiologia

Pode ser ocasionada por vários fatores, muitas das vezes associados, sendo originadas nas estruturas da cintura escapular ou irradiadas de outras regiões como cervical e torácica.

O Método Pilates aplicado nas patologias do ombro

O Método Pilates pode ser utilizado como recurso terapêutico para a promoção e recuperação da saúde, sendo aplicado nas patologias do ombro. Sua função é trabalhar a estabilização estática e dinâmica através do recrutamento e fortalecimento da musculatura profunda do ombro, fazendo com que ocorra o controle do quadro álgico, ainda associados aos exercícios posturais (que visam o posicionamento e alongamento dos demais músculos), assim como também o ganho de mobilidade.

O trabalho da mobilidade das articulações próximas (como coluna cervical e torácica) também é muito importante, devido à ligação muscular que ocorre entre as cadeias musculares, para assim evitar que cargas compressivas, movimentos repetitivos ou vícios posturais gerem uma nova lesão.

O Método Pilates tem sido indicado por diversos especialistas também como parte do tratamento de patologias do ombro, a fim de promover a flexibilidade e estabilização necessária para o equilíbrio muscular, propriocepção e controle motor.

O erro mais comum dos profissionais hoje é tratar somente o ombro, e não outras patologias que venham associadas, tais como as instabilidades,  discinesia, as retrações, e os desequilíbrios musculares, que possam levar à lesão secundária ou que são a causa primária, piorando o quadro motor e álgico.

Exercícios com Faixa Elástica para tratamento do ombro

Esses exercícios têm como objetivo a tonificação do ombro e cintura escapular. Com a resistência da faixa elástica, é possível realizar um trabalho realmente eficaz do membro superior. Esses exercícios clássicos para fortalecimento dos membros superiores e cintura escapular são modificações dos exercícios realizados no equipamento Reformer, ideais para um trabalho de estabilização no solo com auxilio desse acessório (Faixa elástica).

Adoro a versatilidade do Reformer e o fato de você poder alterar a resistência de acordo com o seu objetivo, assim como na faixa elástica é possível graduar a resistência.

Certifique-se de ativar os músculos do assoalho pélvico e o transverso para manter estável a pelve. Caso o seu cliente não consiga sentar sobre os ísquios (ossinhos do bumbum), podemos solicitar que ele sente sobre um bloco de EVA, caixa ou almofada, a fim de evitar a descarga de peso e sobrecarga em músculos não desejáveis.

Reformer with the band

Arms Circles

 Round Forward with Arm Circles

 Salute

T e Y.

Concentre-se em manter os ombros afastados das orelhas e as escápulas estabilizadas. Sente-se sobre os ísquios e lembre-se da respiração.

Arms UP and Down

Arms Bíceps Variação

Rowing: Front (Variação)

Mantenha a estabilização do tronco e os ombros afastados das orelhas.

Danielle Souza
Fisioterapeuta
CREFITO 4/130827F

@daniellesouzafisio
@clinicadaniellesouza

PUBLICIDADE