
Hoje a Educadora Física Marcela Piston preparou uma matéria super especial sobre o alinhamento ideal. Quando o assunto é postura a primeira coisa que vem à cabeça é a coluna. Então vamos entender um pouquinho mais sobre ela:
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo:
-7 Cervicais;
-12 Torácicas;
-5 Lombares;
-5 Sacrais;
-4 Coccígeas.
Funções da Coluna Vertebral
-Protege a medula espinhal e os nervos espinhais;
-Suporta o peso corporal;
-Fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça;
-Exerce um papel importante na postura e locomoção;
-Serve de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso;
-Proporciona flexibilidade para o corpo, podendo fletir-se para frente, para trás e para os lados e ainda girar sobre seu eixo maior.
Numa vista lateral, a coluna apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas. São elas: cervical (convexa ventralmente – LORDOSE), torácica (côncava ventralmente – CIFOSE), lombar (convexa ventralmente – LORDOSE) e pélvica (côncava ventralmente – CIFOSE). Quando uma destas curvaturas está aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE (Região dorsal e pélvica) ou HIPERLORDOSE (Região cervical e lombar).
Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral não apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.
Obs.: Veremos estes tipos de alinhamento nas próximas matérias.
Numa postura padrão ou ideal a coluna deve apresentar suas curvas fisiológicas e toda estrutura óssea se encontram num alinhamento ideal para suportar o peso corporal. Para tanto, buscamos um equilíbrio muscular ideal.
Nas figuras abaixo temos exemplos dessa linha de referencia padrão utilizando a linha de prumo, onde dividimos o corpo em anterior e posterior, que não são exatamente simétricas, mas existe uma divisão baseada em estruturas anatômicas.
Vamos conhecer um educativo que incentiva um bom alinhamento postural?
1 – Posicionamento da pelve
A pelve quando está na posição neutra apresenta uma curvatura lordótica normal na coluna lombar. A posição neutra promove uma boa absorção de choque e padrões de movimento eficientes pelo corpo, geralmente é usada nos movimentos com cadeia cinética fechada (pés apoiados no chão).
PI: Decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados no solo, posicione as mãos formando um diamante nas EIAS e na sínfise púbica (ossinhos da pelve). Faça o próximo exercício para testar a posição da pelve e ver se você tem uma boa estabilização lombo-pélvica.
ERRADO: Retificação (diminuição) da curvatura lombar.
O bom alinhamento da pelve é um dos principais princípios básicos do “Método contemporâneo” (antes Joseph utilizava a coluna retificada). Atualmente os estudos científicos demonstram maior eficiência na estabilização e ativação do CORE/Power House, além de manter ou restaurar as curvas naturais da coluna, em especial da região lombar.
Este princípio deve ser ensinado desde o primeiro dia de aula, durante o aquecimento, assim o praticante consegue perceber as possibilidades de movimento dessa região, quando e como deverá estabilizá-la.
Sugira a seu professor e boa aula!
Profª Esp. Marcela Piston
Full Certification STOTT Pilates
Coordenadora dos Studios Showa Pilates +Funcional e Showa SuperCore
Coordenadora técnica da equipe de docentes da Pilates Institute
Meus parabens, alem de profundo conhecimento técnico tens uma qualidade rara que é o poder da síntese .