A importância do repertório de solo

O método Pilates é, na essência, uma forma de se ter mais qualidade de vida. Joseph escreveu sobre isso todo o tempo em seu livro. Ele escreveu sobre como devemos comer somente o suficiente para evitar o sobrepeso; Sobre como devemos nos expor à natureza e ao sol; Sobre a importância da nossa respiração; Ele escreveu até sobre como deveríamos tomar banho limpando os poros, permitindo a respiração da nossa pele. Joe, como é carinhosamente chamado, não escreveu somente sobre um conjunto de exercícios que deveria ser seguido a todo custo. Ele escreveu sobre um estilo de vida.

Joe já sabia naquela época que se exercitar todos os dias era essencial para que se pudesse desfrutar da vida de forma saudável. O repertório de solo é essencial porque nos dá a liberdade de praticar o método todos os dias, em qualquer lugar e sem nenhum custo. O aluno de Pilates que adquire esta independência é porque realmente está nas mãos de bons profissionais. Com o aumento da expectativa de vida e do sedentarismo, a preocupação para se manter a qualidade de vida é grande. Sabemos que movimentar é parte essencial desse processo.

Abaixo estão alguns exercícios de solo para que você possa praticar nas férias e fugir da desculpa que o estúdio está em recesso ou que vai viajar. Basta um tapetinho, grama ou até mesmo uma toalha na areia para se acomodar em qualquer lugar desse mundão.

Single Leg Stretch

Tati-Pilates-0104-(IMG_4777)

PUBLICIDADE

Posição inicial: Deitado de barriga para cima, com o tronco no ar, segurando nos dois joelhos com as pernas dobradas.

Execução: Expire para esticar uma perna próxima ao chão enquanto traz a outra perna para perto do corpo. Inspire na troca e expire para alternar os lados. Importante: o tronco deve permanecer todo o tempo parado. Repita 5 vezes de cada lado.

Double Leg Kick

Tati-Pilates-0113-(IMG_4585)

Posição inicial: deitado de barriga para baixo, com o rosto apoiado de lado no chão e mãos entrelaçadas atrás do corpo.

Execução: dobre os joelhos duas vezes, como se fosse chutar o bumbum com o calcanhar. Em seguida levante o tronco do chão, olhando para frente, descolando os braços do corpo e esticando as pernas no ar. Retorne para a posição inicial, apoiando o outro lado do rosto no chão. Repita 5 vezes.

Roll Up

Tati-Pilates-0097-(IMG_4758)

Posição inicial: deitado de barriga para cima, com as pernas unidas e braços esticados para o teto.

Execução: Expire para rolar o tronco, subindo vértebra por vértebra, levando as mãos em direção aos pés. Inspire parado e expire para retornar uma vértebra de cada vez até deitar. Repita 3 vezes.

Rocking

Tati-Pilates-0109-(IMG_4571)

Posição inicial: deitado de barriga para baixo, dobre os joelhos e alcance os pés com as mãos.

Execução: Eleve o tronco e as coxas do chão e balance o corpo para frente e para trás. Repita 5 vezes. Se esse exercício for avançado para você, pratique tentar alcançar os pés e evolua tentando levantar o corpo do chão, sem fazer a oscilação.

Lembre-se: esses exercícios podem ser feitos em qualquer lugar, a qualquer hora e sem nenhum custo. Tome a iniciativa e seja o responsável por construir uma vida saudável!

Boas festas e até 2015!

Tatiana Trivellato (80146F – Crefito 4)
Fisioterapeuta, PMA®-CPT, Lolita San Miguel Pilates Master

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!

5 COMENTÁRIOS