Por: Adriana Rasera
Nos estúdios de Pilates, o mais comum é ver o equipamento Ladder Barrel sendo deixado de lado, ele geralmente fica no cantinho do estúdio, em algum lugar esquecido, ou muitas vezes nem existe!
Mas porque, em tantos casos, ele acaba sendo o equipamento menos usado no estúdio?
Acredito que a maioria dos instrutores, acaba utilizando o Barrel apenas para alongamentos… Muitas vezes falta repertório de exercícios.
E, acredite, é possível trabalhar uma aula completa nesse equipamento, as possibilidades são enormes, o repertório pode ser bem desafiador e sua aula ganha mais um aliado.
História do Ladder Barrel
O Ladder Barrel é uma das invenções do Joseph Pilates. O Barrel foi produzido através de um barril de cerveja cortado ao meio e conectado a um pequeno espaldar.
É um equipamento excelente para trabalhar movimentos de extensão e flexão de coluna. Joseph Pilates criou vários tipos de barris; além do Ladder Barrel, criou o Spine Corrector e o Small Barrel.
Vamos desvendar esse equipamento e suas variações
Ladder Barrel
Pode ser traduzido como “barril escada”, possui uma superfície curva na forma de barril cortado ao meio, e um espaldar.

Step Barrel ou Spine Corrector
É uma meia lua com um apoio angular.

Small Barrel

É um arco macio, que também é chamado de meia lua. Equipamento pequeno, de fácil manuseio.
Aulas individuais utilizando o Ladder Barrel
Se você dá aulas individuais, o Barrel não precisa ser o equipamento do começo ou do final da aula. É possível trabalhar a aula toda nele.
Os acessórios também são fortes aliados para serem usados junto com o Ladder Barrel, pois além de diversificar os exercícios, ainda é possível criar novos desafios. Que tal experimentar fazer um mesmo tipo de exercício com ou sem acessórios, e sinta a diferença! Podem ser acessórios como a barra, Magic Circle, bola, faixa elástica, Tonning Ball, entre outros.
Aulas em grupo utilizando os “barris”
Muitos estúdios de Pilates trabalham com aulas em grupo, onde os equipamentos mais utilizados acabam sendo o Reformer – pela versatilidade de exercícios, e a Chair – ocupa pouco espaço no ambiente.
Mas saiba que é possível trabalhar aulas em grupo com o trio de “barris”? Você pode utilizar o Ladder Barrel, o Spine Corrector e o Small Barrel, fazendo os mesmos exercícios, esses dois últimos, ocupam pouquíssimo espaço no estúdio.
Caso, espaço seja seu maior problema, é possível trabalhar apenas com o Spine Corrector ou a Meia-Lua. Desafie-se e desperte o interesse dos seus alunos com aulas diferentes e dinâmicas. Tenho certeza que eles vão adorar!
Que dicas bacanas da Adriana Rasera, né? Então que tal compartilhar com mais pessoas e deixar um comentário aqui embaixo?