Apesar de estarmos em um momento de transformação e mudança, não podemos negar que o estilo de vida moderno, infelizmente, é na sua maioria sedentário. Isso porque a tecnologia acaba fazendo com que muitas ações se tornem automáticas ou sejam resolvidas com apenas um click.
No público gestante isso não é diferente, principalmente quando essa mulher nunca teve o hábito de praticar atividade física. Porém, durante o período gestacional, existem alguns riscos de manter um estilo de vida sedentário, entre eles:
- Diabetes mellitus gestacional;
- Hipertensão arterial;
- Obesidade;
- Maior chance de nascimento prematuro.
Além disso, a falta de atividade física regular também está associada a maior probabilidade de doenças após a gestação, como por exemplo a depressão pós parto. Segundo o Consenso Canadense de Exercícios na Gravidez, a atividade física pode auxiliar a mulher a passar por todas as mudanças do corpo gestante com mais facilidade.
Os benefícios da atividade física são alcançados através do ganho de resistência muscular e consequentemente melhor desempenho nas tarefas do dia a dia e no trabalho aeróbico. Muitas vezes, em casos de mulheres que não praticavam qualquer atividade física antes do período gestacional, é comum que os médicos solicitem que a gestante aguarde o primeiro trimestre da gestação para iniciar a prática.
Por esse motivo, antes de realizar qualquer atividade física, a gestante deve questionar seu médico Obstetra e verificar se ela tem realmente liberação.
Ana Regina Nogueira
CREFITO-3 163265/F
Fisioterapeuta e idealizadora da Umana Pilates – para o corpo gestante