Rocker With Open Legs

Rocker With Open Legs (rolamento com as pernas afastadas): desafie-se!

Você já fez o Rocker With Open Legs (rolamento com as pernas afastadas) nas aulas de Pilates? Muitos estúdios de Pilates no Brasil já estão voltando às aulas, claro que com muitos cuidados e uma série de regras a serem cumpridas para que a saúde de todos seja preservada.

Pra quem ficou sem Pilates por algum tempo, ou praticando sem acompanhamento, o exercício de hoje pode ser um desafio. Portanto, não saia se aventurando. Sugira a prática ao seu instrutor de Pilates, pergunte se você já está apto a fazer o rolamento (pela primeira vez ou novamente).

O Rocker With Open Legs (rolamento com as pernas afastadas) é um exercício de mobilidade da coluna. A princípio, para realizá-lo de maneira eficiente, você vai precisar de muito equilíbrio. Além de uma dose extra de estabilidade e controle do core.

Objetivos do exercício

Primeiramente, o objetivo principal do rolamento é desenvolver a estabilidade de tronco. Além disso, proporcionar mobilidade de coluna e, por fim, melhorar o equilíbrio.

O desafio é manter o formato do corpo “em C” durante o rolamento para trás e na volta para a posição de equilíbrio (foto 1). Também é importante manter as pernas estendidas e as mãos segurando o tornozelo durante toda execução do movimento.

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Atenção: a tendência é puxar as pernas. Mas o foco é no abdominal. O abdomem é que faz rolar e voltar, sem que precise usar os braços e as pernas para impulsionar.

Execução

rolamento

Posição inicial: equilibre-se na posição de V, sentando atrás dos ísquios. Coluna lombar levemente flexionada e coluna torácica alongada, formando uma curva J (Foto 1).

Exercício

Inspire flexionando a coluna lombar e torácica, formando uma curva C e role para trás (Foto 2). Na expiração, role para frente, encontre o equilíbrio e alongue a coluna torácica para retornar à posição inicial.

“Lembre-se que Roma não foi construída em um dia, e que paciência e persistência são qualidades vitais para o sucesso.” (Traduzido e adaptado do livro “Pilates – Return to Life Through Contrology”).

Marjorie Filellini (Crefito-3: 160760-F)
@essetaldepilates

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