Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Regras de segurança: Requisitos para uma boa aula

Daremos início, a partir de agora, a uma série de considerações importantes sobre as formas eficientes e seguras de se exercitar nos aparelhos dentro de um estúdio de Pilates.

Entrar numa sala de Pilates e perceber o quanto o nosso corpo pode se movimentar de diversas formas é encantador, ainda mais quando se usa as máquinas.

Mas é preciso muito cuidado ao praticar os exercícios propostos, sejam eles desafiadores ou não, pois acidentes podem acontecer.

A primeira regra é que o instrutor de Pilates tenha um bom conhecimento do método, saiba utilizar as máquinas e que tenha bom senso durante a prática.

A segunda, testar o exercício e o equipamento antes de iniciar a rotina de aulas, já pensando nas possíveis adaptações que deverão ser feitas durante a aula para cada caso.

Orientar de maneira correta todos os movimentos propostos, ou seja, uso da demonstração e dicas pontuais fará com que o aluno realize o exercício com eficiência e segurança.

É importante que o instrutor de Pilates passe a consciência para o aluno do 1º princípio do método, a CONCENTRAÇÃO, para que ele esteja presente o tempo todo na aula, pois desta forma ele não corre o risco de se lesionar.

O ato de instruir é de extrema importância, mas o escutar e o olhar é de grande valia. Ou seja, a conexão entre corpo e mente e a cumplicidade seguida de confiança entre instrutor e aluno serão requisitos valiosos para que a prática aconteça com a FLUIDEZ que o método requer.

Abaixo, dois exercícios que abordaremos nesta matéria:

Bend and Stretch/Footwork realizado no Cadillac:

Exercício que tem como objetivo o fortalecimento de mmii, de nível básico, mas que merece as seguintes considerações:

VERIFICAR A TRAVA DA BARRA TORRE:

qttiysyvi

etrt138fr

PARA O USO DA MOLA LONGA, A ALÇA DE SEGURANÇA DEVE ESTAR PRESA NA BARRA TORRE:

6iaxos9k9

1eozp8pvi

FORMA ADEQUADA PARA QUE O ALUNO ENTRE NA MÁQUINA:

1k4l8r529

l0wbz9f6r

Side Split no Reformer

Exercício que tem como objetivo fortalecimento de mmii, de nível intermediário e que merece as seguintes considerações:

VERIFICAR PLATAFORMA ESTÁVEL:

qspaxlxr

yvaiw9udi

SUBIR NO EQUIPAMENTO:

ynbsurf6r

uibcmzpvi

Pratique Pilates com cuidado e segurança.

Carolina Sales
CREF: 010098-G/SP

Compartilhar:

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Somos uma revista exclusivamente digital, sem versão impressa, referência em informação para todos os pilateiros, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de eduação física, fisioterapeutas e estudantes.

Mapa do Site

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!