Hoje vamos fazer exercícios para mobilização da coluna e de dissociação da cintura escapular da pélvica no Reformer-torre, movimentos que trazem muita funcionalidade ao dia a dia.
Os benefícios de praticar os exercícios nesse equipamento são diversos. Ao praticá-los com a barra-torre e tendo uma mola que fará uma tração contrária, você vai colher excelentes resultados!
Mermaid no Reformer-torre
Sentado, com a mola azul (mais leve) presa ao carrinho e segurando a barra-torre com a mão esquerda, flexione lateralmente a coluna, com a intenção de fazer um grande arco. Procure expirar na hora que você se inclina para que a respiração lhe ajude no alongamento axial da coluna.
Dissociando as cinturas
Ainda sentado, com a mesma mola (leve), agora mantenha a cintura pélvica alinhada para frente e gire a cintura escapular na direção da barra-torre, segurando com as duas mãos a barra. Inspire crescendo axialmente e expire permitindo que o carro retorne a posição inicial enquanto você flexiona a coluna. Não se apresse, trabalhe prolongando a respiração e a execução dos movimentos, sinta sua coluna crescendo.
Sentando de lado: Lat pull
Muito parecido com o exercício anterior, mas agora segurando somente com a mão direita, permita a rotação da coluna com a flexão até sentir o alongamento do romboides. Devido a tração que o equipamento proporciona, este é um movimento que você só consegue realizar com o Reformer-torre. E proporciona um sensação de bem-estar para a musculatura das costas.
Series Arms: bíceps
Sentado, este exercício terá uma ênfase nos bíceps. Com o corpo alinhado, flexione o cotovelo aproximando o carro do Reformer da barra-torre. A sugestão da respiração é que você expire flexionando o cotovelo.
Experimente estes movimentos, escreva-nos para qualquer dúvida e até a próxima edição desta coluna com mais possibilidades no Reformer-torre!
Ge Gurak
Instrutora de Pilates & Garuda, PMA-CPT, coordenadora da TcPilates.