Quatro exercícios de abdômen com a Faixa Elástica

faixa elástica abdômen

Conforme prometi na última matéria que escrevi, aqui estão quatro dicas de exercícios com a faixa elástica para trabalhar abdômen. Amo utilizar a faixa elástica e vou deixar algumas ideias de exercícios que você pode fazer em casa, trabalho ou utilizar em suas aulas de Pilates.

abdômen

1 – Hundred

Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal com pernas em table top, em flexão de caixa torácica, olhando na direção do umbigo, com os braços alongados segurando a faixa elástica, que deve estar dobrada ao meio, de baixo das pernas.

Movimento: Estender as pernas em direção ao teto, inspirar bombeando os braços firmes e precisos em cinco tempos, e expirar bombeando os braços em cinco tempos, repetir 10 vezes para completar 100 bombeamentos.

Dica: Manter o tronco estabilizado durante todo o exercício e tomar cuidado para não quebrar os punhos mantendo-os neutros o tempo todo.

2 – Neck Pull

Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal, com pernas estendidas e unidas, com os pés em dorsiflexão. Colocar a faixa elástica, dobrada ao meio, atrás da nuca e segurá-la mantendo os cotovelos apontados para o teto.

Movimento: Inspire e expire subindo e levando a testa aos joelhos, alongando coluna. Em seguida, inspire desenrolando a coluna e expire descendo em Flat Back. Repetir o movimento seis vezes.

Dica: Quando levar a testa na direção dos joelhos, pensar em “mostrar o olho da nuca”.

abdômen

3 – Criss Cross

Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal, em flexão de caixa torácica, com as pernas em table top, colocar a faixa elástica dobrada, ao meio, atrás da nuca e segurá-la enquanto mantém os cotovelos apontados para o teto.

Movimento: Inspire e expire, alongando uma perna à frente do corpo e dobrando a outra em sua direção. Fazendo uma rotação de tronco e trazendo o cotovelo, ao contrário, na direção do joelho dobrado, inspire invertendo o lado. Repita o movimento 10 vezes.

Dica: Durante o movimento sempre olhe para o cotovelo de trás e pense em tirar os dois ombros do chão.

4 – Roll UP

Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal, com as pernas estendidas e unidas em flexão plantar (ponta), os braços estendidos na lateral das orelhas e segurando a faixa elástica dobrada ao meio.

Movimento: Inspire apontando os braços para o teto, e expire realizando flexão da caixa torácica. A cabeça entra em um quadro mirando direto para o umbigo, e sobe através da força do abdômen, sentando-se e alongando-se à frente, com os braços fazendo dorsi flexão com os pés (flex). Inspire e expire, retornando os pés em flexão plantar (ponta) e descer o tronco, articulando a coluna vertebra por vertebra, enquanto mantém os braços na lateral do rosto, desafiando o abdômen sem deixar os ombros subirem e mantendo redondinha a coluna até deitar-se novamente, voltando à posição inicial. Repetir o movimento seis vezes.

Dica: Manter as pernas unidas durante todo o exercício e sempre pensar nos três ímãs das pernas.

faixa elástica abdômen faixa elástica abdômen faixa elástica abdômenfaixa elástica abdômen

Gostou das dicas da Flávia Mônica, sobre o uso de faixa elástica nos seus exercícios para abdômen? Então compartilhe essa matéria com alguém e visite o perfil dela no Instagram.

Flávia Mônica Marques Bispo da Silva

Second Generation Pilates Teacher by Lolita San Miguel

Educadora Física pela UNITAU, e Especialista em Ergonomia e em Método Pilates pela Universidade Gama Filho, cursando graduação de Fisioterapia quarto semestre UNIP Universidade Paulista.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Quer receber novidades?

Inscreva-se na newsletter para receber conteúdos imperdíveis!

Botão
Revista Pilates

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.