Quantas vezes por semana devo praticar Pilates?

Pilates quantas vezes na semana? 

Antes de responder quantas vezes por semana é recomendada a prática do pilates, vamos analisar alguns pontos…

Dentro da essência de uma aula de Pilates deve-se trabalhar com o corpo todo de uma forma completa e, ao mesmo tempo, ter uma boa distribuição dos exercícios para não fadigar nenhum grupo muscular de forma específica.

Há quem diga que o segredo do nosso querido método é sair de uma sessão de Pilates muito melhor do que entrou. Por isso podemos afirmar que você pode praticar Pilates todos os dias, pois nenhum grupo muscular é exigido demasiadamente, diferente de um treino de musculação voltado para hipertrofia, onde você acaba exigindo um trabalho mais forte de uma determinada região do corpo do que outra e onde o descanso é importante para recuperação.

Está liberado praticar Pilates todos os dias!

No Brasil, a maior parte dos clientes de estúdios praticam Pilates duas vezes por semana – e manter essa frequência é bem importante. Mas mover-se apenas duas vezes por semana e passar os outros cinco dias totalmente parado não é suficiente.

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Nossa semana possui 168 horas e exercitar-se por duas horas semanais provavelmente não será suficiente para compensar todos os problemas que geramos quando estamos falando de inatividade ou, muito mais, quando colocamos metas e objetivos a serem conquistados.

Complemente os treinos de Pilates

Além disso, o método Pilates não contempla, na maior parte de suas aulas, o trabalho aeróbio (fundamental para complementar nossa prática e alcançarmos bons níveis de saúde geral). Então é hora de você buscar formas de complementar seus treinos. Por isso caminhe, corra, pedale, dance ou faça algo que eleve seus batimentos cardíacos.

Vale lembrar que até a alguns anos atrás o Colégio Americano de Medicina Esportiva mencionava que 30 minutos de atividade física três vezes por semana era suficiente para não ser classificado como sedentário.

No entanto, estes parâmetros mudaram e as pesquisas científicas atuais apontam que o exercício físico deve ser praticado cinco vezes na semana de forma regular e sistemática, mesclando exercícios aeróbios com exercícios de força, mas sempre com orientação de um profissional habilitado e capacitado.

Vários centros de controle e prevenção de doenças falam o mesmo e, por isso, podemos afirmar que se o praticante de Pilates que realiza apenas aulas de 60 minutos duas vezes na semana, pode sim ser considerado sedentário. Pense nisso!

Mexa-se mais!

Se você é instrutor, estimule seus clientes a agregar mais hábitos saudáveis. Se você é praticante, coragem! Encontre atividades para complementar sua prática. Você vai sentir-se mais disposto nas aulas, inclusive! Muito Pilates e até a próxima!

Ge Gurak
Instagram: @gegurak
Educadora Física, treinadora da TcPilates

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