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Qual o melhor horário para praticar Pilates?

O que vocês acham pilateiros e pilateiras: afinal de contas, há diferença ao se exercitar pela manhã, à tarde ou no final do dia? Como o nosso corpo se comporta? Tire suas dúvidas de uma vez por todas!

Escolher o turno ideal para fazer exercícios pode fazer a diferença nos resultados. Cada pessoa rende melhor em determinadas atividades em um dos turnos do dia. Isso se explica pelo chamado ritmo circadiano, que determina se uma pessoa consegue, por exemplo, se concentrar mais nos estudos pela manhã, à tarde ou à noite. Assim também funciona com as atividades físicas.

Logo cedo, a musculatura está ”acordando”, e demora um pouco mais para entrar no ritmo. À tarde e à noite, os músculos estão mais ”soltos”, o que facilita a prática de atividades físicas.

Por outro lado, fazer exercícios pela manhã pode queimar mais calorias do que em qualquer outro horário. Isso porque, nesse período do dia, o metabolismo está em alta, funcionando melhor do que à tarde ou à noite.

Após as horas de sono, quando o corpo está profundamente relaxado, os músculos e o organismo, em geral, precisam de uma dose extra de energia para ficar de pé e fazer exercícios. Por isso, a taxa metabólica é mais alta pela manhã.

Mas, como em toda regra há exceções, existem aqueles que preferem ficar acordados à noite e dormir pela manhã. Nesses casos, o metabolismo atinge seu ápice no último período do dia.

Independente do horário em que se opte por praticar exercícios é importante que alguns passos sejam seguidos. Escolha o horário em que sente mais disposição ou que você sabe que conseguirá manter uma frequência.

O tipo de atividade física a ser praticada também influencia no período escolhido, uma vez que a temperatura do corpo e os níveis hormonais atingem o pico na parte da tarde, tornando os músculos mais flexíveis e produzindo a melhor proporção de testosterona (o hormônio construtor dos músculos) e cortisol (o hormônio que faz o inverso). Sendo assim, potencializará atividades de resistência e força, como o Pilates.

No entanto, assim como uma pessoa pode se adaptar para acordar no mesmo horário todos os dias, o corpo pode se adaptar ao horário do dia em que se pratica exercícios físicos.

Sem sombra de dúvida, usando o bom senso, algum exercício físico em qualquer horário do dia é melhor do que nenhum exercício, não é mesmo? Tudo depende de qual é o seu objetivo, pilateiro!

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