Punhos de aço?

Punhos de aço: quem tem? Poucos! Motivo de muitas queixas (e muito corrigido durante as aulas de Pilates), os punhos e as mãos estão, na maioria das vezes, realizando movimentos que não deveriam quando se está executando exercícios de membros superiores.

O punho é formado pelas articulações radio-ulnar e rádio-cárpica. Por aí passam vários tendões, dos músculos responsáveis pelos movimentos das mãos, ligamentos e nervos, todos envolvidos por uma cápsula articular.

Na realidade atual, cada vez mais realizamos movimentos repetitivos. Utilizando o mouse ou o telefone por muito tempo, digitando, dirigindo… Por ser uma articulação muito pequena para a quantidade de estruturas que passam por ela, qualquer sobrecarga gera uma inflamação, esta provoca um inchaço que comprime as estruturas. O mais comum é a Síndrome do túnel do carpo, onde o nervo mediano é comprimido e tem como queixas dor, queimação, falta de força e dormência nessa região.

Isso se torna insuportável no dia-a-dia e pode interferir inclusive no seu Pilates. Exercícios de membros superiores e movimentos que são realizados sustentando o corpo com as mãos apoiadas se tornam muito dolorosos. Então procure alongar, mobilizar e até mesmo fortalecer essa região antes de colocá-la nessas posições. Uma vez melhorada a dor, tente diminuir a sobrecarga utilizando espumas ou materiais macios no apoio das mãos, o que ajuda também a alinhar os punhos e voltar a fazer o seu Pilates!

Andrea Fidalgo
Fisioterapeuta (Crefito 2/54198- F)
Studio Spasa

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Five de um UP no seu estúdio