Psicossomática – a linguagem do corpo!

Você já ouviu falar em psicossomática?

Entenda o que a psicossomática tem a ver com Pilates e como pode auxiliar nas suas aulas e nesse período de confinamento e pandemia mundial.

Definição

A palavra psicossomática tem origem grega. Psique significa mente, espírito, alma; e soma significa corpo. É um termo que expressa a relação entre a mente e o corpo como um sistema único; que compreende o ser humano de forma integral.

As doenças psicossomáticas

As doenças psicossomáticas estão relacionadas às emoções, sentimentos e pensamentos que, em desequilíbrios por estresses e traumas, se manifestam no corpo por meio de dores e doenças físicas. São processos psíquicos inconscientes que encontram uma saída corporal. São doenças causadas pela instabilidade emocional.

Pela psicologia integral todas as doenças são psicossomáticas, ou seja, todas as doenças estão relacionadas às emoções; e pode ser um caminho de autoconhecimento, de olhar para dentro de si, para seus sentimentos. É uma linguagem do corpo, um meio do corpo se comunicar.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Nas filosofias orientais as doenças são desequilíbrios da energia vital do corpo humano, que são causadas por desequilíbrios emocionais. O desequilíbrio da energia vital surge quando uma emoção é vivenciada por um período prolongado de tempo ou com uma intensidade específica. E cada órgão e parte do corpo está relacionado a uma emoção. O desequilíbrio dessa emoção pode afetar a função do órgão; assim como, o desequilíbrio no órgão pode despertar certas emoções. É uma via de mão dupla. Por exemplo, a raiva prolongada pode levar a um desequilíbrio no fígado. Ao mesmo tempo, desequilíbrios no fígado podem produzir sintomas de raiva.

Mas o que isso tem a ver com o Pilates?

Uma grande parcela dos alunos de Pilates buscam a atividade física porque estão com alguma questão física, como problemas na coluna ou dores nas articulações. Através do estudo da psicossomática consigo fazer algumas associações entre as questões físicas que eles reportam e as emoções envolvidas. Então, aplico as aulas com a intenção de trabalhar o corpo para trazer, não só o alívio físico, mas o emocional também. Afinal, quem não tem questões emocionais?

Como é uma via de mão dupla, se tenho a oportunidade, converso um pouco com o meu aluno, trazendo a questão emocional para a consciência, tornando essa via mais curta, acelerando o processo de alívio ou cura.

Acredito que quando o Joseph Pilates falava sobre a mente era porque realmente ele tinha um conhecimento mais profundo sobre isso, além do físico. Muitas das famosas frases de Joseph falam sobre a mente. Sem contar a influência que ele teve de sua mãe naturopata, e de atividades físicas como o yoga, que usa a mente como ferramenta.

Algumas das frases de Joseph sobre a mente:

“Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito.” – Joseph Pilates
“É a mente que esculpe o corpo. ” – Joseph Pilates

Psicossomática e a pandemia

Nos dias atuais, bombardeados com o assunto do Covid-19, que está afetando, não só a saúde física, mas o sistema do mundo inteiro (inclusive o sistema financeiro e os sistemas familiares), acredito que a prática de uma atividade física seja essencial para mantermos o equilíbrio mental e emocional para lidarmos com essa situação da melhor maneira. Nesse momento, por conta do stress do confinamento, das preocupações que nos cercam, muitas doenças psicossomáticas podem aparecer. E saber lidar com elas pode ser de extrema importância para manter o corpo mais saudável e com a imunidade em dia.

Nessa coluna pretendo compartilhar algumas associações que faço sobre as questões físicas e emocionais dos meus alunos e as escolhas dos exercícios. Alguns movimentos podem ser feitos em casa e podem ser muito úteis para esse período. Na próxima matéria trarei algumas sugestões. Até lá!

Jessica Akie Kimura

Apaixonada pela vida, pelo ser humano e pelo estudo do corpo, mente e espírito. Formada em Educação Física (Pilates, Yoga, Garuda), praticante de filosofias orientais e estudante de psicanálise e linguagem do corpo.
Instagram: @jehkimura