Você conhece os Princípios do Método Pilates?

Nas últimas semanas já mostramos pra vocês todos os benefícios do Pilates, dicas sobre flexibilidade, diferença entre Pilates e Yoga e outras muitas informações sobre esse Método que cresce cada vez mais no Brasil.

Mas hoje vamos explicar a sua essência e mostrar detalhadamente todos os 6 princípios do Método Pilates e a importância de utilizá-los durante os movimentos de todos os exercícios.

Então, preparados para saber mais sobre o Método Pilates?

Contrologia

Antes de tudo, precisamos falar que o Método Pilates foi criado com o nome de Contrologia, que significa o controle da mente sobre todos os músculos e membros do corpo.

Ele ficou popularmente conhecido como Pilates por causa do sobrenome do seu criador, Joseph Pilates.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Além do controle total do corpo, a Contrologia se caracteriza também como o controle da mente e do espírito através da rotina adequada de repetições de cada exercícios.

Segundo o próprio Joseph Pilates:

“A Contrologia desenvolve o corpo de maneira uniforme, corrige postura, estimula a vitalidade física, revigora a mente, e eleva o espírito.”

Dessa forma, o Pilates atua como um condicionamento tanto físico quanto mental e pode ser utilizado como alternativa de atividade física para qualquer um, independente de idade, sexo e possíveis problemas de coluna.

Os movimentos atuam de forma globalizada no corpo, trabalhando cada músculo proporcionando um alongamento e fortalecimento.

Mas sobre o Método você já sabe, então vamos conhecer e entender a importância de seguir seus princípios para ter um melhor resultado e compreensão da Contrologia.

Importância dos Princípios do Método Pilates

Princípios-do-Pilates-1

Primeiramente precisamos compreender todos os princípios do Método Pilates para podermos aplica-los em nossa prática de exercícios, certo?

Como já dito anteriormente, os princípios são a base do Pilates e por isso exigem do praticante foco total na hora de se movimentar.

Os princípios do Método Pilates são os responsáveis pela mudança do nosso corpo e nossa evolução nos exercícios, e também àqueles que nos levaram à uma melhor busca de resultados.

Então, vamos conhecer detalhadamente os princípios do Método Pilates?

Respiração

Princípios-do-Pilates-4

Esse talvez seja o princípio mais importante do Pilates pois como dizia Joseph “respirar é o primeiro e o último ato de vida”.

Dessa forma, respirar corretamente parece uma tarefa fácil, mas que na prática exige um pouco mais de esforço.

É importante entender que quando falamos em uma respiração correta, nós estamos falando que a musculatura também faz o movimento respiratório, e não só a saída de ar.

Assim, estamos trabalhando o corpo todo apenas com o simples ato de respirar.

Devemos então trabalhar a respiração no Pilates dessa forma:

  • Inspira e realiza o movimento
  • Inspira e expira voltando para a posição inicial

E mantemos o mesmo esquema em todas as repetições do exercício.

Concentração

Princípios-do-Pilates-2

A concentração é fator principal em qualquer atividade da nossa vida diária.

Agora imagine executar um exercício de qualquer maneira. Ele não vai funcionar, vai?

Por isso a concentração é essencial na hora de realizar os movimentos, para que o exercício seja feito corretamente com a maior eficácia possível.

A concentração nos permite descobrir novas sensações, acordar músculos que até então estavam adormecidos, e ter uma maior percepção de como o nosso corpo funciona.

Centralização

Princípios-do-Pilates-5

Durante sua aula de Pilates seu instrutor te falou sobre o Power House?

Pois bem, ele é o Centro que Pilates fala nesse princípio.

Ele é o centro pois literalmente é a parte do corpo que te mantém estável servindo de suporte para seu controle corporal.

Ele é essencial para a realização dos exercícios e ativar seu Power House (o famoso ”segurar xixi”) é importante para a eficácia dos exercícios.

Além disso, fortalecer toda essa musculatura tem benefícios para problemas de coluna, além de melhorar a postura do praticante.

Fluidez

Princípios-do-Pilates-3

O que é fluidez, ou movimento fluido?

É a beleza do exercício! Mas como assim?

Fluidez é o princípio que faz com que o exercício seja executada de forma equilibrada, controlada e continua, com muita leveza, evitando impactos e movimentos pesados.

Sobre esse princípio, Joseph Pilates disse:

“Fluindo num movimento, a Contrologia foi concebida para lhe dar flexibilidade, graça natural e a habilidade que será inequivocamente refletida em tudo que você faz.”

Precisão

Princípios-do-Pilates-7Assim como o controle e a concentração, a precisão é muito importante para colocar seu corpo no eixo certo.

Aliás, é ela quem vai controlar todo o seu equilíbrio durante o movimento, dando a certeza de que você está no caminho certo.

Cada exercício tem um propósito, e a precisão está ai para fazer com esse propósito seja seguido firmemente.

Ela te levará a um movimento preciso e perfeito com total consciência de como seu corpo se movimenta.

Controle

Princípios-do-Pilates-6

O Método Pilates foi originalmente chamado de Contrologia então nós já podemos imaginar a importância que esse princípio tem, não é mesmo?

O controle é necessário em todos os aspectos, o controle da mente, o controle do corpo, o controle do equilíbrio.

Além de tudo, devemos controlar os movimentos, a respiração, a concentração.

Devemos controlar tudo o que está a nossa volta para que o exercício seja o mais eficaz e correto possível.

Dessa forma, controlando o movimento e tendo o entendimento do seu corpo, evitamos manobras erradas, lesões desnecessárias e nossa consciência corporal aumenta.

Concluindo…

Princípios-do-Pilates-8

Em pouco mais de 15 anos no país, o Método Pilates já se disseminou de uma forma em que a maioria já conhece seus benefícios e escolhe praticá-lo.

Com esse texto queremos mostrar que apesar de ser uma série de exercícios físicos, o Pilates tem pilares importantes e que devem ser seguidos a todo custo e a todo momento.

Essa é a beleza da Contrologia, por isso não deixe de aplicar os 6 princípios do Método Pilates em seus exercícios.