Pré-Pilates no trabalho

Com a tecnologia fazendo cada vez mais parte das nossas vidas, é de extrema importância que se aprenda a preservar o corpo de lesões causadas por posturas precárias e prolongadas. As regiões do pescoço e ombros são as primeiras a sentirem os maus tratos do uso excessivo dos computadores e smartphones, o que pode resultar em dores musculares, limitação de movimento e até mesmo dores de cabeça.

No entanto, nunca é tarde para começar. Se você já apresenta dores nessas regiões, adote os exercícios de forma gradual e fique sempre atento ao comportamento dos sintomas. Ao contrário do que muitos pensam, o alongamento pode não ser a melhor escolha, já que uma das causas de dor pode ser o estiramento crônico de algumas fibras musculares.

Ao invés de alongar, movimente o pescoço e os ombros. Isso ajudará a manter as articulações lubrificadas, além de tirar o músculo da sobrecarga constante.  Os exercícios que irei mostrar hoje são fáceis, não necessitam de nenhum acessório e você pode fazer a qualquer hora do dia, principalmente nas pausas do horário de trabalho para relaxar.

A série foi inspirada nos exercícios de pré-pilates, utilizados pela Lolita San Miguel, discípula direta do Joseph Pilates. O pré-pilates tem como objetivo preparar o corpo para os exercícios do Pilates, evitando possíveis lesões.

Rotação: Rode a cabeça para um dos lados como se fosse olhar por cima dos ombros. Observe se o queixo acompanha o movimento e se a cabeça permanece alinhada, principalmente ao final do movimento. Repita o movimento lentamente, quatro vezes para cada lado, sem sustentar.
Tatiana-Trivellato-1Flexão lateral: Incline a cabeça para um dos lados levando a orelha em direção ao ombro. Mantenha a cabeça sempre virada para frente. Repita o movimento lentamente, quatro vezes para cada lado, sem sustentar.

Flexão e extensão: De forma suave, olhe para o chão como se fosse segurar uma maçã entre o queixo e o peito. Em seguida, olhe para o teto sem comprimir a parte de trás do pescoço e sem abrir a boca. Repita o movimento lentamente, quatro vezes em cada sentido, sem sustentar.

Tatiana-Trivellato-2

Correção da postura dos ombros e pescoço: Encoste na parede, mantendo os pés 15 cm afastados da parede. Apoie a coluna, os ombros e a cabeça na parede, olhando para frente. Faça um movimento de deslizar a cabeça na parede, como se fosse levar o queixo em direção à garganta (movimento do “sim”) e retorne para a posição inicial. Se for difícil, apoie a cabeça, ou, se ela ficar em um posicionamento ruim, use uma toalha dobrada para dar suporte.

Tatiana-Trivellato-4

Abdução dos ombros: Mantendo a coluna alinhada na parede, como no exercício anterior, eleve os braços um pouco à frente da linha do corpo, até encostar uma mão na outra. Retorne, controlando o movimento.
Tatiana-Trivellato-3Esses exercícios ajudam a manter uma boa postura, além de manter o corpo ativo e relaxado. Estipule intervalos no seu dia para que você possa fazê-los de forma regular. No início eles podem ser cansativos, mas com o tempo o corpo se adapta e os benefícios de se manter a atividade começam a aparecer.

Tatiana Trivellato (80146F – Crefito 4)
Fisioterapeuta, PMA®-CPT, Lolita San Miguel Pilates Master

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

7 Comentários

Deixe um comentário

Quer receber novidades?

Inscreva-se na newsletter para receber conteúdos imperdíveis!

Botão
Revista Pilates

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.