Olá pilateiros! Hoje nossa Fisioterapeuta Marjorie Filellini (Crefito-3: 160760-F) vai começar uma série nova, como prometido. Ela vai ensinar para vocês todos os 34 exercícios originais de Joseph Pilates, como ela explicou nessa matéria aqui. O primeiro exercício da série é o Cem. Ele leva esse nome por causa da contagem da respiração durante o movimento.
As adaptações feitas em relação ao exercício publicado por Joseph são: a posição inicial, a posição dos membros inferiores e da cervical durante o movimento. Na foto original, Joseph inicia o exercício com os membros inferiores estendidos, o que deixa a alavanca maior, algumas pessoas não conseguem estabilizar a região lombar desta maneira.
Por isso, no Pilates contemporâneo, iniciamos o exercício na posição de cadeirinha (foto 1). Nas instruções do exercício original, é solicitado que os membros inferiores fiquem a 5 cm do solo e o olhar na ponta dos dedos do pé, esta posição também pode provocar a perda da estabilidade e faz com que a cervical saia da posição neutra.
A instrução de hoje, é manter as pernas o mais baixo que o imprint possa ser mantido e a região do pescoço alongada (foto 2).
Cem | Hundred
Posição inicial: Em decúbito dorsal, pernas na posição de apoio (cadeirinha), no imprint. Braços ao longo do corpo (foto 1).
Exercício: Inspire para preparar. Na expiração, alongue a cervical realizando um aceno com a cabeça. Eleve os ombros, a caixa torácica e os braços do solo. Ao mesmo tempo, estenda as pernas o mais baixo que conseguir mantendo o imprint (foto 2).
Em seguida, inspire por cinco contagens realizando pequenos pulsos verticais com os braços. Mantenha a posição da foto 2. Expire por cinco contagens e continue pulsando com os braços.
Complete 10 séries totalizando 100 contagens. Muitas modificações e adaptações podem ser feitas para que o exercício seja executado da melhor maneira possível. Por isso, vale ressaltar a importância do acompanhamento de um instrutor qualificado.
A Revista Pilates quer saber o que os pilateiros e pilateiras acharam desse exercício. Conta pra gente nos comentários, viu?