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Praticar pilates em casa: a experiência de quem faz e atinge resultados

Sou uma grande incentivadora do treino em casa. São muitos os benefícios dessa prática, seja de pilates ou outro exercício, que envolvem desde ganhos físicos até aqueles relacionados à autonomia do praticante. Quem treina em casa pode, por exemplo, fazê-lo por meio de videoaulas gravadas, em que o instrutor demonstra e explica, cita os principais erros e como corrigi-los, mas não está ao vivo; realizar o treino por aplicativo, situação em que há uma gama de exercícios e aulas divididas por nível; treinar e estudar utilizando as orientações de um livro, apostila ou revista; e, por último, treinar com professor online e ao vivo, que orienta e consegue fazer correções pelo vídeo.

 

Essa última foi a opção escolhida por Marcia Gastim, 65 anos, administradora aposentada, que faz aulas comigo. A Marcia já fazia pilates presencial no meu estúdio, o Let’s Pilates, há 9 anos, mas quando a pandemia do coronavírus chegou, achou mais seguro ficar em casa. Então, ela passou a fazer aulas online pelo aplicativo Zoom. Confira, a seguir, o depoimento completo sobre a experiência dela fazendo pilates em casa.

“Logo no começo, tive que me adaptar ao aplicativo e comprei alguns materiais necessários para ter em casa e fazer os exercícios. Depois, senti que foi uma experiência incrível, pois eu tinha a professora dentro de casa. Assim, além de não interromper os exercícios de pilates, eu fazia uma atividade que preenchia minha cabeça e me estimulava o ânimo. Gostei tanto de ter aulas online que até hoje continuo tendo. Além de ter a comodidade de não precisar me deslocar para fora de casa, continuo tendo os benefícios para meu corpo e alma. Acho importantíssimo a prática de uma atividade física que lhe traga bem-estar, principalmente quando entramos na maior idade. O Pilates estimula os músculos, fortalece os membros e baixa a ansiedade, assim como ajuda a ter equilíbrio físico e consciência corporal.”

Leia também:

https://metalifepilates.com.br/blog-de-pilates/historia-do-pilates/

https://negociopilates.com.br/studio-de-pilates-moderno-15-decoracoes-para-se-inspirar/

https://revistapilates.com.br/pilates-define-o-corpo/

Já o meu aluno Rodolfo Jambas Guilherme, de 34 anos, chegou ao estúdio com o objetivo de apenas praticar uma atividade física para se manter ativo. Ele me disse que não tinha muitas expectativas, mas que logo após as primeiras semanas, já notou melhora na postura, o que o incentivou a continuar.  “Depois de alguns meses de prática, já estou vontade de complementar as aulas presenciais com ‘lições de casa’. Trazer para casa alguns exercícios que aprendemos em aula, e que foram escolhidos especialmente para mim, permite que eu fortaleça os músculos e melhore meu alongamento diariamente. O pilates tem me ajudado muito a melhorar as dores lombares, a respiração e tem me proporcionado uma sensação de relaxamento.”

E é com base nestes relatos que eu te incentivo a praticar uma atividade física, pois ela é valiosa para a redução do estresse e para a manutenção de uma postura mais saudável, além de garantir mais liberdade corporal durante toda a vida, independentemente da idade. Mesmo assim, é fundamental buscar a técnica correta, então não deixe de contar com a orientação de um instrutor para garantir resultados seguros e alcançar melhor qualidade de vida e bem-estar.

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