Por que você DEVE separar sua
turma de Pilates por patologia?

Por Harmônica Pilates
Um erro comum do instrutor de Pilates é fazer uma ficha de avaliação e não ir além de uma anotação no papel.
Então você nunca vai conseguir tratar os seus alunos de Pilates corretamente, porque se cada aluno tem uma necessidade específica, você vai se confundir e ficar atordoada para montar as aulas de Pilates que atendam ao que cada uma precisa.
No maravilhoso mundo do Pilates ideal, as turmas de Pilates são divididas por patologias, por idade e por níveis de capacidade física e…
…Pelamordedeus para já!!
Imagina recusar alguém com dor lombar porque a pessoa só consegue vir no horário da turma de Pilates focada em dor no joelho? Surreal se pensar assim, nosso dia a dia no estúdio de Pilates definitivamente não comporta esse tipo de separação.
O problema é se desesperar para atender “problemas” muito diferentes num mesmo horário e quebrar a cabeça para selecionar os melhores exercícios de Pilates para cada caso!
A nossa dica para o planejamento de aulas de Pilates ser menos desgastante e mais simples é:
PARE DE OLHAR PARA O PROBLEMA!!
Olhe para OS ALUNOS daquela turma de Pilates, faça uma boa inspeção visual para identificar: quem senta no quadril? Quem “espreme” o quadril? Quem solta o abdômen pra frente? Quem abre as costelas e murcha a barriga? Quem esconde o pescoço com os ombros? Quem afunda o peito e entala a cintura?
Essas informações vão te ajudar a enxergar quantas compensações parecidas vão precisar ser corrigidas e, por mais que não separe por patologias, vai perceber o quanto suas turmas são mais “homogêneas” do que você imaginava!
Te vejo, na próxima matéria!!
Autoras:
Elisa Frigini – CREFITO 3/64811-F
Beatrice Junqueira – CREFITO 3/168561-F