Uma articulação saudável depende do equilíbrio entre estabilidade articular e mobilidade. Nosso corpo possui articulações que tem a função de estabilizar, como por exemplo o joelho, e outras de mobilidade, como o tornozelo.
Mobilizar as articulações é importante para o tratamento das disfunções articulares, devolvendo o movimento articular, mantendo a amplitude de movimento e controlando a dor.
Muitas vezes, quando uma articulação que deveria mobilizar um segmento está em déficit, a articulação seguinte, que deveria estabilizar, pode sofrer uma hipermobilidade (quando a articulação movimenta mais que o esperado). Exemplo: um tornozelo que não está mobilizado gera dificuldade de movimento e possíveis lesões ligamentares, meniscais, etc., causando uma hipermobilidade no joelho, que além de estabilizar deverá mover-se mais que o necessário para suprir o déficit de mobilidade do tornozelo.
A relação é feita observando as articulações acima ou abaixo da região em questão. Segue exemplo de algumas articulações que tem funções de mobilidade e estabilidade:
Tornozelo: mobilidade
Joelho: estabilidade
Quadril: mobilidade
Coluna lombar: estabilidade
Coluna torácica: mobilidade
Escápulo-torácica: estabilidade
Gleno-umeral (ombro): mobilidade
No Pilates trabalhamos, além de alinhamento postural, fortalecimento muscular, alongamento e mobilidade de todas as articulações, incluindo a coluna vertebral, através de movimentos fluídos e de maneira concentrada, utilizando a contração da musculatura profunda do corpo.
Articulacoes rígidas não articulam. Vamos mobilizar para manter as articulações saudáveis?
Thais Simão Zardo
Fisioterapeuta (Crefito:134388F)
Instrutora no Studio de Pilates Eric Machado