Plank – uma alternativa inteligente para as suas férias

Você conhece o Plank, um equipamento portátil e multifuncional? Entenda porque ele pode ser uma alternativa inteligente para as suas férias, ou mesmo para as aulas dos seus alunos.

Antes de mais nada, vou me apresentar. Me chamo Daniela e sou Fisioterapeuta. Iniciei minha vida profissional em 2002, atuando na fisioterapia neurológica. Após diversas formações e trabalhos na área, decidi me reinventar, fazendo meu primeiro curso de pilates
em 2005. No ano seguinte iniciei com aulas de Mat pilates em grupo. Atualmente, atendo com maior frequência em meu estúdio com os equipamentos, mas sempre que consigo trago o aluno para exercícios do repertório do mat. O trabalho no solo sempre foi minha paixão, por permitir que o cliente aprenda a ter consciência corporal e controle sobre os movimentos do seu corpo.

A importância de se manter saudável e ativo

Nesses 15 anos de vivência no pilates e 19 na Fisioterapia, nunca imaginei viver uma situação como a que estamos vivendo com a pandemia. Tivemos que nos reinventar dentro do estúdio, criar aulas diferenciadas, possibilitar para nossos clientes atendimento online, coisa que até tempos atrás me parecia impossível, ou até mesmo, não produtivo.

Definitivamente estamos vivendo novos tempos que pedem novas alternativas de se manter saudável e ativo. A MetaLife possui um equipamento totalmente inovador e funcional que permite que você se exercite em qualquer lugar, a qualquer hora, todos os dias da semana – o Plank.

Com toda a pandemia do novo coronavírus acontecendo e a necessidade das pessoas em não compartilhar equipamentos, o Plank veio como a alternativa ideal, pois permite um uso
individualizado e ao ar livre.

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

Manter-se saudável e ativo, mais do que uma escolha, tornou-se um hábito e nada como poder usar toda a sua criatividade para executar desde movimentos funcionais, Yoga e vários exercícios de pilates em um equipamento único.

Você pode utilizar o equipamento para os seus próprios treinos, comprar um ou mais equipamentos para revezar quinzenal ou mensalmente entre seus alunos que fazem aula online, ou mesmo sugerir que eles adquiram os seus próprios Plank.

Benefícios do Plank

Os maiores benefícios do Plank para quem procura diversificar um pouco as aulas de pilates e quer se exercitar em casa são:

  • Equipamento portátil;
  • Auxilia na execução dos exercícios, já que permite uma maior consciência dos
    movimentos que as aulas somente de mat;
  • Multifuncional – o aparelho vem acompanhado de tubos elásticos de 3 intensidades diferentes e também dois tamanhos. Os tubos elásticos servem como resistência, mas também como guias, direcionando o movimento para a postura correta. Permite
    que o praticante vá evoluindo, não só nos movimentos, mas também no ganho de força,
    trocando o tubo por um de maior resistência;
  • Outro benefício, e quem sabe o mais relevante, é a possibilidade de trabalhar com um público diversificado. Qualquer pessoa pode ter este aparelho, desde crianças, adolescentes, idosos, gestantes, atletas, desde que orientados na maneira correta e segura para realizar os movimentos.
  • Podem ser adaptados acessórios já bastante conhecidos nas aulas de pilates,
    como bola, foam roller, arcos, overball entre outros.

    Dica de utilização nas aulas

    Nas minhas aulas, costumo colocar o Plank como uma alternativa para exercícios já
    conhecidos do aluno, mas usando os tubos para dar uma resistência. É possível realizar vários exercícios inspirados nos exercícios dos aparelhos de pilates, o que faz a aula ficar, além de diferente, mais divertida.

    Durante as férias, mostrarei um exercício iniciante, um intermediário e um avançado em cada post sobre o uso do Plank.

    Exercícios no Plank

    Iniciante: fortalecimento de coxa no Plank

    Ativando os glúteos e o abdômen para manter estável a pelve na inclinação. Os elásticos cruzados dão um suporte extra. Inspire na posição inicial e expire para realizar o movimento.

    Intermediário: prancha realizando flexão e extensão de uma perna

    Exige grande consciência para manter a estabilidade de cintura escapular e abdômen. A adaptação do Plank para o apoio das mãos, torna o apoio muito mais confortável e estável. Inspire para flexionar o joelho e expire para estender a perna.

    Avançado: início na prancha com posterior elevação de uma perna

    A maior dificuldade deste exercício está em realizar o movimento sem rodar o quadril ou deixar ele “cair” para o lado. Excelente exercício para ativar a musculatura das costas e alongar isquiotibiais. Inspire na prancha e expire realizando a flexão de quadril ao mesmo tempo que estende a perna.

    Em breve, terei em meu estúdio aulas de Plank em grupo, algo totalmente novo na área e que acredito que trará mais uma opção para os amantes do pilates e do exercício funcional. Quando iniciarmos com estas aulas posto tudo para vocês aqui no blog para acompanharem.

    Curiosos? Depois me contem se gostaram.

    Daniela Zendron Peron
    Fisioterapeuta
    CREFITO10 39264-F
    Instagram: @pilatesdanizp

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Five de um UP no seu estúdio