Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Hoje é dia de #PilatesEuPratico com a treinadora internacional da STOTT Pilates, Jaqueline Rangel. Vale à pena curtir cada detalhe do que ela escreve e aproveitar para aprender M-U-I-T-O!

O nome do exercício que a Jaque traz pra gente é grande, assim como os benefícios e o prazer que ele proporciona ao ser realizado adequadamente.

Preparados, pilateiros e pilateiras de plantão? Então, vamos acelerar!

Estabilização Escapular e Posicionamento da Caixa Torácica no Mergulho do Cisne

Durante uma aula buscamos explorar todos os planos de movimento, assim como decúbitos diferentes para atingir um trabalho completo.

No Mergulho do Cisne a coluna parte de uma posição neutra e vai para uma extensão. Para isso acontecer, a mobilidade da mesma irá indicar quanto devemos descolar do mat. A liberação da cadeia anterior também vai influenciar na amplitude de movimento final.

Ao longo das aulas, alguns exercícios podem ser usados como educativos para o praticante entender como estender a torácica, deixando a cervical acompanhar.

Hoje, gostaria de mencionar a importância das escápulas e da caixa torácica como princípios que podem incentivar o movimento da coluna.

É natural que as escápulas e ombros queiram subir e, para isso não acontecer, pensamos em acordar latíssimo do dorso e trapézio inferior, mas muitas vezes estabilizamos em excesso, bloqueando a extensão da coluna.

Sendo assim, podemos permitir uma leve retração já que anatomicamente isso será fundamental para o movimento acontecer.

Na tentativa de corrigir o posicionamento da torácica e não perder o abdome, muitas vezes travamos as costelas e o esterno. Que tal permitir a abertura dessa região enquanto o abdome continua recolhido?

As extensões desbloqueiam tensões, emoções e ajudam a energia do corpo fluir.

Na dança, o cambre (extensão da coluna) aparece em diversos estilos. Além de esteticamente bonito, ele pode e deve ser executado com segurança para prolongar a vida da cervical e lombar, que são, muitas vezes, sobrecarregadas.

A chave para conquistar a essência do exercício é reavaliar o caminho. São inúmeros detalhes que podemos levar em consideração ao invés de se prender a um único padrão.

Assim como é a vida, todo o percurso pode ser prazeroso e cheio de descobertas antes de chegar ao destino final.

Jaqueline Rangel
Treinadora Internacional STOTT Pilates

Compartilhar:

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Um canal digital que fornece informações para a comunidade do Pilates, incluindo praticantes, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de educação física, fisioterapeutas e estudantes.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!