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Diferenças entre atividades: Pilates e Musculação

Quais as diferenças entre as duas atividades: Pilates e Musculação?

Recebemos uma dúvida da Isabel Spagnolo por email e, como essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, hoje a Revista Pilates vai responder pra vocês e mostrar as diferenças e benefícios de duas atividades muito praticadas: Pilates e Musculação! Olha só a pergunta da leitora:

‘’ Olá, acho a Revista Pilates muito bacana e gostaria de sugerir como pauta uma matéria bem completa sobre as diferenças entre duas atividades: Pilates e Musculação, bem como os benefícios dos dois. Pratico as duas atividades e obtive resultados diferentes. A musculação transformou completamente o meu corpo num determinado sentido, enquanto o Pilates mudou a minha coluna, postura, concentração e está me beneficiando em relação à coordenação motora. Eu já entrei com esses objetivos no Pilates e, na musculação, a finalidade era estética, muito embora eu tenha me apaixonado pelos exercícios e percebido que eles aliviam a minha ansiedade. Hoje não deixaria de fazer nenhum dos dois. Acho que se integram perfeitamente, pelo menos no meu caso, mas gostaria de saber mais sobre o assunto. Obrigada.’’

Se identificou com a Isabel e quer saber as diferenças do Pilates e da Musculação? Vamos tirar essas dúvidas é agora!

Pilates

Nada de ‘’ no pain, no gain’’. Aqui não tem sofrimento. Pilates é um método de condicionamento total do corpo que enfatiza o equilíbrio, concentração, controle, respiração e movimentos fluídos. O método garante mais flexibilidade, força, tônus muscular, consciência corporal, energia e concentração. Detalhe que o Pilates trabalha músculos mais específicos, que na musculação você não trabalha; são músculos pequenos, na maioria das vezes profundos e altamente resistentes.

O que a musculação deixa de vício postural, o Pilates vem para corrigir, porque trabalha a flexibilidade e também a resistência. O Pilates também é fundamental na prevenção de lesões. Os resultados do Pilates são mais lentos porque a execução dos exercícios exige uma concentração maior, uma vez que os movimentos são mais complexos que os da musculação. A carga do Pilates são as molas ou o peso do corpo, não traz hipertrofia dos músculos. O método não é trabalhado em grupos, sala cheia, aula pré-determinada, ou uma ficha de exercícios como na musculação. As aulas de Pilates são feitas com no máximo 3 alunos por hora e com um profissional acompanhando cada movimento.

Musculação

 

Na musculação exercita-se os grandes grupos musculares, localizados superficialmente. É bom para quem quer resultados rápidos, pois promove o aumento da massa muscular relativamente em pouco tempo. A musculação, em geral, treina grandes grupos musculares com objetivo de hipertrofia muscular com aumento da força ou de resistência muscular.

O Pilates, por sua vez, tem como objetivo o reequilíbrio muscular, melhora da postura e definição dos músculos sem hipertrofia e sem sobrecarga articular. A musculação tem aula pré-determinada com uma ficha de exercícios. Durante as aulas, devido ao grande volume de alunos, nem sempre os instrutores acompanham os movimentos de cada pessoa individualmente, e estes ficam sujeitos a fazer movimentos errados e se machucarem.

Quem gosta muito de fazer exercícios físicos pode fazer as aulas de Pilates e as de musculação, mas não no mesmo dia. O ideal é que haja uma alternância entre eles. Quem deseja somente aumentar a massa muscular para parecer mais forte deve optar pela musculação, especialmente nos primeiros meses, e depois poderá manter estes músculos através do Pilates.

Quer ter sua dúvida respondida pela Revista Pilates também? Envie um email para contato.rp@revistapilates.com.br

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