Dores na cervical?
O avanço tecnológico se tornou o maior aliado (e também o maior vilão) do século XXI. Isso porque, ao passar horas na frente de um computador, sentado de maneira
inadequada, ou no sofá usando o smartphone, sobrecarregamos nossa
coluna. Em especial a cervical.
Estudos apontam que 23% da população mundial apresenta cervicalgia crônica (dor na
cervical) e cerca de 55% da população pode vir a sentir os sintomas ao longo de suas vidas devido ao sedentarismo, ao envelhecimento populacional e aos vícios posturais, que são os principais responsáveis pelo aumento dos casos de patologias na cervical.
A Coluna cervical
A coluna cervical é formada por 7 vértebras, chamadas de C1 a C7. Amaior amplitude de flexão/extensão das articulações facetarias ocorre entre C4 a C7. Sendo assim, é nessa região que frequentemente ocorre as patologias degenerativas, como hérnia de disco e artroses, que podem causar dor.
Pilates no tratamento da cervical
O Pilates tem um efeito direto e indireto sobre a cervical e os discos intervertebrais.
Ambos os efeitos promovem o fortalecimento dos músculos fracos, o alongamento da musculatura encurtada e amenizam a tensão muscular através do posicionamento adequado e da prescrição correta dos exercícios. Sendo assim, beneficiando a musculatura, articulação e promovendo a hidratação dos discos vertebrais, que resulta na prevenção de patologias na coluna.
Exercícios para realizar na Prevenção/tratamento de cervicalgia no Pilates
Sentado de maneira confortável, apoie as duas mãos no chão e deixe suas costas reta.
Sem deixar suas mãos saírem do chão, faça um movimento de inclinação lateral e rotação de cervical.
Deite em decúbito ventral (barriga para baixo), deixe suas pernas esticadas e levemente rotacionadas para fora e suas mãos apoiadas na lateral do seu corpo. Inicie o movimento subindo a sua cabeça e retorne para a posição inicial.
Deite de decúbito dorsal (de barriga para cima), apoie os dois pés no chão e coloque a bola debaixo da sua cabeça fazendo movimentos de rotação e flexão/extensão.
De joelhos, prenda o elástico em algo que fique acima da sua cabeça. Com seus braços esticados, traga a suas mãos para a lateral do corpo e, simultaneamente, faça uma abertura do seu peitoral. Importante tentar jogar essa força para a borda inferior da sua escápula quando estiver puxando o elástico.
Conclusão
O Pilates têm como objetivo restabelecer o alinhamento da região cervical e atenuar os episódios de dor, sendo excelente no tratamento de cervicalgias. Portanto, sempre busque ajuda de profissionais qualificados para assim você atenuar ou desaparecer com a sua dor cervical.
Espero ter ajudado.
Matheus Garofalo
Fisioterapeuta
Crefito: 133555-F
Instagram: @mathgarofalo