Mat Pilates X Studio Pilates

Você tem dúvidas sobre Pilates? Quais as diferenças e benefícios de praticar nos aparelhos e no solo? Hoje a Revista Pilates vai explicar direitinho pra você.

Engana-se quem pensa que o Pilates Solo – também conhecido como Mat Pilates, é uma atividade fácil. No Pilates Solo, você depende da força do próprio corpo para realizá-los: o centro dos movimentos, no abdome e na coluna lombar.

O Pilates feito no solo exige ainda mais do praticante, que tem de controlar sozinho o seu corpo e ter muita consciência corporal.

O trabalho, porém, também pode ser facilitado com o uso de equipamentos como bolas e elásticos. Por dar ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações, o método é indicado também para o tratamento de lesões na coluna, joelhos, ombros, entre outras.

Você pode preservar um abdome retinho e um corpo firme para sempre ao praticar o Pilates. Seja nos aparelhos inventados por Joseph Pilates, estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro, como nos movimentos feitos no chão, técnica conhecida por Mat Pilates, os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante.

PUBLICIDADE
A cada R$ 100 você ganha uma arte decorativa digital
A cada R$ 100 você ganha uma arte decorativa digital
Mentoria MetaLife
Mês do cliente - Descontos incríveis aproveite
Mentoria MetaLife

A base do método é o centro de força, composto principalmente pelos músculos do abdome, região lombar, quadris e glúteos. O centro de força permanece contraído, dando sustentação para movimentação solta das pernas e braços.

Segundo Pilates, que estudou técnicas orientais como a ioga para desenvolver seu método, o centro de força controla não só os movimentos do corpo como as emoções. O adepto fica mais centrado, nos dois sentidos, físico e mental.

Outro fator que interfere no bem estar é o controle da respiração, fundamental para manter o bom funcionamento do corpo. A respiração adequada também ajuda a combater o estresse, pois acalma a mente e controla a agitação.

Normalmente as pessoas ficam surpresas com os resultados e com as mudanças no corpo na questão de estética e resposta a estímulos externos. Como o método não causa nenhum tipo de lesão, várias celebridades adotaram o Mat Pilates e Studio.

Vale à pena praticar o Pilates nos aparelhos ou no solo. Por fim, a diferença entre as duas atividades está no nível de prática do aluno. Mas ambas oferecem os mesmos benefícios para os praticantes.

PUBLICIDADE

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu pratico Pilates solo há dois anos e mudou minha vida, já tinha feito antes nos aparelhos mas prefiro solo pelos resultados que senti em meu corpo, obrigado a minha fisioterapeuta Glauce Barduzzi de Moraes