Pilates presente no Teleatendimento

Quando o Pilates passou a se fazer presente no Teleatendimento?

Em 2019 as notícias sobre o coronavírus começaram a estampar alguns noticiários, porém era distante da nossa realidade. Após alguns meses, entramos em 2020, o ano em que o mundo parou. Iniciamos o isolamento social, nos afastamos de amigos, familiares e da nossa rotina. O decreto estabelecido em o todo Brasil permitia apenas abertura de serviços essenciais, na qual, clínicas de fisioterapia enquadraram-se, porém o medo e a incerteza de contrair o vírus era grande e a disseminação ocorria de forma rápida.

No dia 23 de março de 2020 o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia ocupacional (COFFITO) emitiu uma nota onde constava a autorização da realização de teleconsultas, teleconsultorias e telemonitoramento, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Posto isto, foi estabelecido e publicado no Diário Oficial da União, por meio da resolução n° 516.

Com a intenção de assegurar o atendimento virtual, foram determinadas algumas normas, sendo algumas delas: enquadram-se no acompanhamento à distância, ou seja: no teleatendimento, pacientes que de antemão realizaram atendimentos de forma presencial; os profissionais terão autonomia, a fim de decidir quais pacientes adequam-se neste sistema virtual e liberdade na escolha de técnicas adequadas para cada indivíduo.

O crescimento do teleatendimento no Pilates

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

Não há um número específico em relação ao índice de teleatendimentos realizados desde o início da pandemia na área da saúde, pois, muitas cidades, estados e empresas obtiveram suas próprias plataformas. Porém, é nítido o crescimento deste recurso, assim como a técnica de Joseph Pilates presente no teleatendimento.

Sendo considerada uma atividade que visa a ativação do corpo de forma global, além de utilizar do nosso power house (casa de força – denominado assim por ele), o método recruta também músculos respiratórios e traz inúmeros outros benefícios, mantendo mente e corpo saudáveis, o que é ainda mais importante neste momento que nos encontramos.

Sempre que pensamos em Pilates, automaticamente imaginamos um estúdio completo, com aparelhos e espelhos em algumas paredes, porém nem Joseph contaria com sua técnica sendo implementada virtualmente, desafiando, um pouco mais, os amantes do Pilates.

Mesmo com vastos exercícios de Mat pilates, a adaptação dos nossos queridos aparelhos foram necessárias para o solo. A fisioterapeuta Anne-Rose Batista, sócia do Instituto Golden Pilates e Fisioterapia, Porto Alegre – RS, relata os desafios desde então: “É preciso prestar muito mais atenção a cada detalhe, às possíveis compensações, às orientações dadas e às adaptações para realização da prática. Além disso, somos reféns da internet, que por vezes nos instiga a achar a melhor ferramenta de comunicação, entretanto possibilita o atendimento em qualquer lugar.”

Ainda assim, a fisioterapeuta Anne-Rose comenta sobre o crescimento do domínio de  seus comandos e relata: “ Para os reféns do toque, como eu,  isso é um dos maiores desafios”.

Ela também relembra a evolução dos seus pacientes no modo virtual e afirma que o ambiente residencial de cada paciente permite se sentir mais à vontade. Da mesma forma, os praticantes também se sentiram desafiados: “Me sinto mais desafiada, pelo fato de fazer todos  os exercícios no solo. Percebo que exigem mais força”, relata Carine Simone Petry, de 45 anos, bancária e praticante de Pilates do Instituto Golden Pilates e Fisioterapia, que encontra se em home-office.

Ela complementa: “Para mim foi surpreendente o resultado da prática online. Consegui fazer exercícios no solo, que antes não conseguia. O Pilates me dá muita disposição, conforto e bem-estar para realizar as tarefas do dia”.

Assim como a Carine, quem não deseja manter a casa interior organizada e saudável? O teleatendimento no Pilates pode ser uma ótima alternativa!

Por: Elisa Cardoso
Fisioterapeuta – Crefito5: 309937 – F
Pós-Graduanda em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva;
Formação em Pilates Clássico – Básico ao Avançado;
Formação em Pilates com Acessórios Clássicos;
Formação em Auriculoterapia;
Formação em Bandagens Funcionais;
Formação em Drenagem Linfática;
Formação em Dry Needling;
Formação Fascial Movement;
Formação em Liberação Miofascial.
PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Five de um UP no seu estúdio