Pilates: por que o método é bom pra postura?

Pilates: você sabe por que o método é bom pra postura do praticante?

O método Pilates é uma modalidade de exercício que já se consolidou no mundo, devido a seus diversos benefícios (físicos e emocionais), sendo que, um dos principais, está voltado para um maior controle da postura do praticante por meio da execução correta de movimento.

Sua procura, se dá pelo fato de seus praticantes estarem na busca por uma modalidade de exercício, que os propicie saúde, condicionamento físico e qualidade de vida, que trabalhe todo o corpo de forma mais equilibrada, harmônica e individualizada, dentro de uma concepção que desenvolva a força muscular, flexibilidade e a respiração.

 

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Todos nós sabemos que no método Pilates, antes de se iniciar qualquer movimento, a busca constante pelo equilíbrio corporal e adequar a respiração correta na sua execução, são de fundamental importância, para que todo movimento aconteça com o máximo de fluidez, perfeição e economia de energia, dentro do que se é proposto em cada um dos exercícios. Esta coordenação faz com que o praticante, busque ativar sua consciência corporal, por meio do equilíbrio corpo-mente, ou seja, integração do sistema nervoso central (SNC), com sua realidade física e emocional no presente momento.

Isto, faz com que as possibilidades de oxigenação cerebral sejam ampliadas durante as aulas de Pilates, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade, permitindo que toda parte musculoesquelética seja ativada. Neste sentido, acredita-se que estes são alguns dos fatores psicofisiológicos, que demonstram porque o método Pilates é bom pra postura, de forma clara e evidente.

 

Sabendo utilizar esta estratégia, nota-se que a capacidade de concentração se estabelece, a musculatura relaxa, a partir deste momento, o movimento passa a ocorrer com maior facilidade e tonicidade e a execução técnica, passa a acontecer com maior eficiência, auxiliando na recuperação da boa postura.

Busque sempre praticar os exercícios propostos no método Pilates, de forma consciente e assertiva, praticando as intervenções de forma disciplinada, que com certeza, os resultados desejados, irão aparecer dentro dos princípios da individualidade biológica de cada praticante, bem como, o equilíbrio musculoesquelético e emocional, surgirão.

Leia mais:
Avaliação postural no Pilates
Biofotogrametria como recurso estratégico para avaliação postural no Pilates

Josenei Braga dos Santos
Coordenador da Rede de Estudo da Postura Humana – REPH
CREF: 089493-G/SP
@jopostura