Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Pilates pode ajudar no tratamento de Neymar

Hoje nossa seleção entra em campo sem um dos jogadores favoritos da torcida, Neymar. Aos 41 minutos do segundo tempo do último jogo do Brasil, o craque foi atingido pelo joelho do jogador colombiano Zuñiga na região lombar.

O choque de uma corrida equivalente a 10 km/h e o impacto superior a 50 kg, ocasionaram uma lesão infrequente no futebol de campo, a fratura do processo transverso da 3ª vértebra lombar.

Sabemos que nesta Copa o jogador não atua mais, mas quando e como ele vai se recuperar desta lesão? Assim como quando quebramos algum osso na perna ou do braço, a região precisa ficar imobilizada até que ocorra a consolidação da fratura. Como não é possível engessar a coluna como é feito nos membros, a solução é usar um colete imobilizador e repousar.

Conversamos com a fisioterapeuta da Revista Pilates, Marjorie Filellini Laurino (Crefito-3: 160760-F) sobre o acontecido e ela sugeriu uma forma de tratamento que pode ajudar Neymar a voltar logo para o campo.

‘’O tempo de recuperação é relativo e pode variar de 6 até 12 semanas, tudo depende da extensão e gravidade da fratura. Para que a recuperação seja breve e eficaz o repouso é extremamente importante, já que a região acometida abriga a fixação de importantes músculos mobilizadores da coluna, como os intertransversários, rotadores e multífidos. Estes músculos fazem com que a coluna se movimente para os lados e rotacione, para tanto, o uso do colete é imprescindível ‘’, explica Marjorie.

E a pergunta que não quer calar: Se ele está usando o colete ele não pode andar? A fisioterapeuta explica: ‘’A coluna está imobilizada e, a região acometida é muito delicada e também recebe a fixação de outro músculo muito importante, o Psoas maior, que atua na flexão da coxa no quadril. Portanto, andar está fora de cogitação. Após a consolidação da fratura podemos começar a pensar em movimento, e é aí que o nosso bom e velho conhecido Pilates entra com tudo! A região do Core é o principal foco do método e é exatamente ele que precisa ser fortalecido após tanto tempo em repouso’’, conta a profissional.

Como tudo tem a sua hora para acontecer e as fases de recuperação precisam ser respeitadas, precisamos entender que nenhuma técnica e nenhum profissional sozinho poderia ser capaz de proporcionar uma reabilitação eficaz, por isso o trabalho multidisciplinar é fundamental e imprescindível. Os profissionais indicados para a recuperação são médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos e personal trainers.

‘’Claro que cada caso deve ser avaliado detalhadamente, porém, a volta às atividades é iniciada com o trabalho de estabilização da região. Isso é feito através da contração isométrica do músculo, quando não há movimento. No caso do Neymar, até respirar pode causar dor, os músculos inseridos na região auxiliam na expiração forçada’’, declara ela.

Estamos torcendo pela melhora de Neymar! E vocês, também estão ansiosos pela melhora do craque?

Compartilhar:

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Um canal digital que fornece informações para a comunidade do Pilates, incluindo praticantes, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de educação física, fisioterapeutas e estudantes.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!