Pilates para idosos: Como envelhecer de forma saudável!

No Brasil, hoje há cerca de 23,5 milhões de pessoas na terceira idade. E ainda segundo o IBGE em 2025 o Brasil será o 6°país do mundo com o maior porcentual de idosos.

Pensando nisso, viemos desvendar alguns mitos sobre o envelhecimento. Pois mesmo que seja um processo inevitável, não pode ser e nem deve ser um sofrimento.

Ao contrário do que muitos pensam, mesmo com a perca de algumas capacidades funcionais do corpo, o processo de envelhecimento pode ser levado de maneira saudável física e mentalmente.

Por isso, cada vez mais especialistas prescrevem atividades físicas como a melhor opção para um envelhecimento cheio de saúde. E como a melhor opção dentre as atividades, vem o Pilates  para idosos que une todos os benefícios que as atividades podem trazer para o corpo do idoso.

Quer saber todos os benefícios do Pilates para idosos?

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

Continue lendo abaixo para saber como o método pode ajudar nas mais diferentes partes do corpo.

O que acontece com o corpo durante o envelhecimento? 

Pilates-para-idosos-3

O envelhecimento é um processo biológico o qual todos vamos passar um dia. Ele é um processo progressivo que vai ocasionando diversas alterações no corpo. Alterações essas que podem ser funcionais, psicológicas ou biológicas. E irão fazer com que seja mais difícil para o corpo se adequar ao meio ambiente.

São diversas as consequências do envelhecimento para o corpo, entre elas temos a perda da capacidade funcional que afeta as habilidades físicas e mentais. O que afeta diretamente a realização das atividades rotineiras.

Além disso, o envelhecimento traz com ele o aumento das chances de desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão, osteoporose, dentre outras.

Abaixo temos a lista das principais doenças que afetam os idosos.

Pilates para idosos

Essas doenças podem causam, além dos sintomas próprios, a perda da independência e autonomia, para resumir, a capacidade de se cuidar. Atividades rotineiras como trocar de roupa ou tomar banho, podem se tornar mais difíceis a medida que passa o tempo.

O envelhecimento também contribui para a redução da massa muscular, que altera diretamente o equilíbrio e coordenação. Além do envelhecimento do sistema nervoso, que afeta o reflexo e diminui a velocidade da realização das atividades.

Infelizmente, além de todos os problemas citados, muitos outros problemas assolam os idosos com o passar dos anos como:

  • Diminuição da capacidade pulmonar
  • Diminuição da coordenação
  • Amplitude de movimento reduzida
  • Diminuição da circulação
  • Perda da percepção corporal
  • Perda da flexibilidade
  • Lentidão reflexa

Outro dado importante relacionado ao envelhecimento é que 15% dos idosos são atingidos pela depressão, sendo 2% com depressão grave.

Mas não precisa se preocupar, uma das formas mais eficazes de combater esse mal é a prática de exercícios físicos. Principalmente em grupos ou com pelo menos mais uma pessoa, para que um estimule o outro de alguma forma.

O equilíbrio na terceira idade

Pilates-para-idosos-1

Além de tudo que já citamos, outro problema grave que se agrava com o envelhecimento é a perca do equilíbrio.

E quedas como sabemos são muito perigosas nessa faixa etária, uma vez que o corpo está mais sensível e vulnerável como falamos anteriormente.

Isso acontece, pois, os três sistemas perceptivos (vestibular, visual e proprioceptivo) são afetados. E como consequência dessas alterações tem a instabilidade do corpo, que na maioria das vezes, leva a quedas. Mas qual a função desses sitemas?

Segundo o CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade), o equilíbrio do corpo se dá principalmente da interação desses sistemas. Então vamos saber como eles funcionam para nós.

  • Vestibular: responsável pelas acelerações e desacelerações angulares rápidas, importante para a manutenção da postura ereta.
  • Proprioceptivo: percepção do corpo no espaço e seus movimentos.
  • Visual: oferece referência para a verticalidade por possuir duas fontes de informação – visão e motricidade ocular. A primeira situa o indivíduo no ambiente e a segunda situa o olho dentro da órbita pela coordenação cefálica.

Sendo assim, com todas essas alterações geradas pelo envelhecimento, há a necessidade de promover saúde e bem-estar do público dessa faixa etária, os idosos. Além da reabilitação das condições clínicas patológicas ou não, que interferem na capacidade funcional do idoso.

É importante também que haja a prevenção e tratamento das incapacidades funcionais que o envelhecimento traz para o corpo.

Como promover um envelhecimento saudável? 

Pilates-para-idosos-8

Como acabamos de ver, o processo de envelhecimento por mais que seja natural do corpo humano, traz um grande impacto para o corpo nos mais diversos aspectos.

Porém cada um pode escolher como deseja vivenciar esse processo. Dizemos isso pois, pode ser uma opção de cada um envelhecer de forma ativa e saudável, com boas condições de saúde.

Os idosos que desejam envelhecer de maneira saudável tem mais chances de manter sua autonomia nas atividades e sua independência.

E como isso é possível? Com a prática de atividades físicas!

É isso mesmo, a prática de exercícios físicos aumenta a capacidade funcional do corpo, melhora a força muscular, o equilíbrio dentre outros diversos benefícios.

Além disso, se prática de atividade física for realizada ao longo da vida, de maneira regular, constante e moderada ela além de ajudar fisicamente, irá manter a mente ocupada e ágil.

E dentre a grande variedade de atividades físicas, a mais adequada para essa faixa etária são as de baixo a médio intensidade, com baixo impacto e longa duração. Entre alguns exemplos temos as caminhadas, natação, hidroginástica, Pilates, dentre outras…

Mas qual a melhor para a terceira idade? Com certeza é o Método Pilates, pois ele consegue unir todos os benefícios que as atividades físicas podem propiciar individualmente. Além de integrar o corpo e a mente.

Quer saber porque o Método se destaca entre todas as atividades? Confira!

Benefícios do Pilates para Idosos

Pilates-para-idosos-7

O Pilates para idosos se destaca como uma das melhores atividades físicas. Isso porque ele tem como objetivo principal o fortalecimento, alongamento, e a consciência corporal. E se levarmos em conta que ainda trabalha a mente integrada com o corpo, fica difícil achar atividade melhor que essa.

Além disso, o método tem exercícios de baixo impacto, que trabalha músculos específicos de acordo com a necessidade do aluno.

Mas tem muitos outros pontos positivos, vamos ver todos?

Abaixo listamos, todos os benefícios que o Pilates para idosos pode promover.

  • Redução de dores

Seja qualquer área do corpo, uma vez que ele pode ser voltado para a necessidade do aluno.

  • Proporciona estímulo à melhora do equilíbrio e da propriocepção

O que como vimos é de extrema importância, uma vez que na terceira idade a falta de equilíbrio é uma das maiores preocupações.

  • Melhora o condicionamento físico

Porém isso é feito da melhor maneira para o idoso, uma vez que é uma atividade física de baixo impacto cardiovascular, mas com grandes melhoras no condicionamento. 

  • Proporciona consciência corporal

Muito importante para o controle dos músculos envolvidos nos movimentos. E por que? Pois uma vez que o indivíduo sabe o que está fazendo e como está fazendo, o movimento torna-se mais eficaz.

  • Corrige a postura

O que consequentemente ativa a circulação e tenciona os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

  • Trabalha os músculos profundos

Incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.

Outros benefícios…

Pilates-para-idosos-2

Além desses já citados, há muitos outros. Confira mais especificamente outros benefícios para os idosos praticantes do Pilates:

  • Alívio da dor
  • Ganho de força muscular
  • Aumento da flexibilidade e mobilidade
  • Alívio do estresse;
  • Prevenção de lesões
  • Melhora dos reflexos
  • Maior percepção dos movimentos
  • Melhora da velocidade de andar
  • Melhora da autoestima
  • Diminuição da depressão
  • Mantém o peso corporal
  • Fortalece os músculos das pernas e costas
  • Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
  • Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
  • Melhora as reações posturais.

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades simples diárias que dificultam a vida do idoso. E com a prática de Pilates para idosos, essas atividades simples como levantar da cama, caminhar, descer escadas, pegar coisas no armário, abaixar, irão ser realizada de forma cada vez mais fácil, tranquila e sem dores.

E é preciso frisar que essa autonomia funcional para esse público é, sem dúvidas, muito importante. Pois ajuda o idoso a aumentar sua autoestima, uma vez que ele consegue fazer coisas sem ajuda ou depender de ninguém. E essa independência é um pré-requisito para ajudar a manter a mente saudável também.

Concluindo… 

Pilates-para-idosos-6

Como vimos, a prática de Pilates para idosos é essencial para envelhecer com saúde, não é mesmo?

Então o que você está esperando para levar seu avô ou avó para começar a praticar com você? Tenho certeza que além de adorar eles irão se sentir melhor fisicamente.

E lembre-se: Não é necessário esperar ter algum diagnóstico! É importante que se comece a praticar desde já para ajudar na prevenção e bem-estar nessa idade.

E ai gostou dessa dica? Conta para gente se você já leva seus avós para a aula ou vai começar agora!

 

 

 

 

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Five de um UP no seu estúdio