Hoje é dia de Pilates para homens e o Fisioterapeuta Raphael Napolitano (CREFITO 192732-F) vai mostrar como se faz um dos exercícios mais conhecidos no mundo do Pilates: o Teaser. Esse movimento encanta pela execução e é um dos que mais desafiam as cinturas pélvica e escapular.
Para conquistar o V do corpo, é necessário a liberação do abdome, além dos ísquios tibiais, para permitir a flexão do quadril com a elevação dos membros inferiores.
Muito mais importante que aproximar os pés da cabeça, é pensar na ativação do Power house para controlar a pelve no imprint e a torácica alongada, formando uma curva em J. Falamos sobre o Teaser detalhadamente nessa matéria aqui, confira.
Bom, agora é hora de praticar, pilateiros!
Posição inicial
Deitado em supino no solo, lombar encostada (imprint). Pernas paralelas, estendidas e abduzidas em diagonal, calcanhares em flexão plantar. Braços estendidos além da cabeça, tão para baixo quanto às costelas permanecem no solo, escápulas estabilizadas.
Exercício
Inspirar: Deslizar as escápulas para baixo e elevar os braços em direção ao teto, depois articular a coluna em flexão sequencialmente, uma vértebra de cada vez, para equilibrar-se na região posterior dos ilíacos, levando os braços em direção aos pés, com leve flexão lombar e estendendo a coluna torácica.
Expirar: Iniciar rolando as EIAS, afastando-as dos fêmures, e articular sequencialmente a coluna de volta ao solo com a lombar encostada, braços próximos as orelhas.
Completar de 5 – 8 repetições
Estabilidade: Coluna durante a articulação, coluna na posição em “V”; escápulas.
Mobilidade: Coluna em flexão, articulação da pélvis sobre o fêmur.
Resistência: Flexores do quadril mantendo a posição com as pernas no ar.
Equilíbrio: Na posição em “V”.
Nota: poderá ser feito com a pélvis neutra quando habilidade e força forem demonstradas.