Pilates para gestantes

Gestantes e o posicionamento do bebê na pélvis

Independentemente do parto escolhido, a posição do bebê mais adequada para o nascimento é a cefálica, ou seja, quando ele se encontra virado de cabeça para baixo na barriga e de costas para as gestantes.

Por isso que, durante a gravidez, uma das principais preocupações das gestantes para ter um parto tranquilo, sem intercorrências, nem prejuízos para ela e para o bebê, é como esse lindo nenê está posicionado na região pélvica.

Para que tudo saia como planejado, um dos fatores que devem ser observados é a posição desse bebê na hora do nascimento. A postura da criança no interior do útero influencia, não só o tipo de parto, mas também o desconforto ao longo da gestação, como dores na lombar, inchaços, dores no ciático, circulação, entre outros problemas.

Exercícios para gestantes 

Como mentora gestacional e doula, estudei algumas técnicas de posicionamento de bebê, como yoga, spinning babies, LPF, entre outras. Associadas com a técnica e a filosofia do pilates, tenho realizado, junto às gestantes que acompanho, exercícios que geram resultados incríveis para esse posicionamento na região pélvica.

Além de ajudar no posicionamento, esses exercícios promovem o fortalecimento muscular, resistência e uma recuperação mais rápida no pós-parto. Compartilho abaixo uma sequência de três exercícios para a região da pélvis das gestantes.

PUBLICIDADE
A cada R$ 100 você ganha uma arte decorativa digital
A cada R$ 100 você ganha uma arte decorativa digital
Mentoria MetaLife
Mês do cliente - Descontos incríveis aproveite
Mentoria MetaLife

Alongamento de posterior e rotação da pélvis

Sentada no Cadillac, sob a meia lua, com a coluna em retificação, pés apoiados na barra, em relaxamento, joelhos flexionados e quadril em 90 graus. Por fim, mãos para o alto segurando a barra.

Leve a barra para baixo, flexionando os cotovelos. Acompanhe o movimento com o tronco, de modo que não retire o quadril do apoio, e faça uma rotação da pélvis para trás.

Atenção: trabalhar a rotação do quadril, de modo que acomode o bebê na região da pélvis, além de alongar isquiotibiais e trabalhar o rolamento de coluna.

Agachamento no Cadillac

Em pé, em frente a barra, com os pés levemente rotacionados para fora, braços alongados, segurando a barra, e ombros flexionados.

Primeiramente flexione os quadris e os joelhos, permitindo o afastamento do ísquio (ossinho do bumbum) até chegar na posição quase de cócoras. Mantenha-se assim alguns segundos, respirando profundamente, e, posteriormente, volte à posição inicial. Repita esse movimento dez vezes.

Importante: o assoalho pélvico è associado empurrando o bebê para baixo e posicionando na região da pélvis e do púbis. Além disso, o exercício mobiliza todas as articulações dos membros inferiores, pelve e coluna lombar, para alongar e fortalecer a musculatura envolvida.

Spine stretch

Sentado no Reformer, com as pernas afastadas, conforme mostra a foto. Tronco retificado, membros superiores segurando a barra, com o cotovelo preferencialmente estendido.

Empurre a barra de modo que o carrinho deslize, aumentando a inclinação do tronco para frente. Tente não flexionar o cotovelo e segure por uma respiração completa na inclinação do corpo.

Fique atento: use a respiração para realizar o movimento e abrir espaço nas articulações, preste atenção na mobilidade da coluna e no movimento da pelve.

Natalia Lima
Terapeuta, Doula, Mentora de Gestante e Bailarina
@oficialnatalima
DRT 353-2006
CRTH-BR 6478
Proprietária do ESPAÇO TATVA
?

PUBLICIDADE