Pilates para desconforto lombar

Dor lombar é um dos grandes incômodos da vida moderna. Hoje é a segunda maior causa de consultas médicas, ficando atrás apenas da gripe. Cerca de 85% das pessoas já teve ou terá dor lombar ao longo da vida.  Seja pela má postura ou por patologias, a dor lombar está associada à desidratação dos discos e diminuição do espaço intervertebral. Através do Pilates e seus princípios, podemos realizar exercícios que promovem a liberação desses espaços e que buscam a hidratação discal e a mobilidade. Por isso, preparamos alguns exercícios para ajudar você a se livrar do desconforto lombar. Vamos conferir?

Deitado de costas, respire profundamente!

Deitado no solo com as pernas apoiadas em uma superfície mais alta, inspire e eleve os braços acima da cabeça, permitindo a abertura das costelas. Expire profundamente, desça os braços e movimente as costelas levemente para baixo.

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*Estudos indicam que pelo menos 20 minutos deitado de costas em superfície rígida, com a coluna bem organizada, são suficientes para causar importante efeito de hidratação discal.

Relógio pélvico

Deitado, movimente o quadril no sentido horário e depois anti-horário. Tente preservar o meio das costas (torácica) no solo.  Você pode utilizar como acessório uma bola murcha para facilitar o movimento.

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Side Bend – preparação

Deitado de lado em um mat, com a cintura encostada no solo, braços e pernas acomodados. Ao inspirar, procure empurrar o quadril para longe, tirando a cintura do solo. Preserve o apoio da lateral das costelas no chão.

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Alongamento dos membros inferiores com faixa elástica

Deitado de costas, com a coluna bem organizada no solo, mantenha uma perna flexionada e a outra estendida até onde você conseguir manter o sacro no chão (lembrando que o sacro é o grande osso que fica no final da nossa coluna!).

Com a faixa posicionada na ponta dos dedos, pense em empurrar o calcanhar para cima ao mesmo tempo em que pressiona o glúteo para o solo.

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Torção e relaxamento dos músculos do tronco

Deitado com a coluna bem organizada, pernas flexionadas e braços afastados na largura dos ombros. Mova as duas pernas juntas para um lado, ao mesmo tempo que gira a cabeça para o outro. Com cuidado, inverta a posição.

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Lembramos que sempre é importante consultar um médico para saber a causa da dor lombar e o melhor tratamento.

Viviane Vales
Educadora Física, Especialista em Atividade Física Adaptada e Pilates.
Instrutora PMA-CPT
www.tcpilates.com.br

16 COMENTÁRIOS

  1. Sou educadora física e instrutora de pilates curto muito as dicas que são dadas pela revista pilates, vcs estão de parabéns continuem assim pois sempre nos ajudam em nossas aulas as dicas que vcs postam no Facebook. Beijos e uma ótima semana. Suzana Oliveira