Atualmente o método Pilates vem sendo incorporado à rotina de vários atletas de hipismo, inclusive os de nível profissional. Os benefícios que o método oferece somam para melhorar o condicionamento físico e a performance desse atleta.
O Hipismo é uma atividade esportiva que exige um grande trabalho muscular, além de força, equilíbrio, coordenação, postura e um bom condicionamento físico para suportar horas de treinamento.
O Hipismo é a única modalidade olímpica em que homens e mulheres competem juntos em condições de igualdade.
É comum entre os cavaleiros e amazonas relatos de dores lombares, cervicais, no ombro e fadiga muscular em geral.
Logo, tanto para manutenção do desempenho, como para reduzir os riscos de lesões decorrentes da prática do esporte é imprescindível um treinamento inteligente e equilibrado do corpo como um todo. Aí entra o Pilates.
O Pilates vem como um aliado importante na preparação do atleta, pois o método oferece benefícios importantes para refinar todo o trabalho.
É necessário desenvolver uma maior consciência corporal do cavaleiro/amazona, para que esse tenha conhecimento dos grupos musculares mais solicitados, assim como a percepção de todo o resto do corpo.
Uma boa postura faz toda diferença tanto para o cavalo quanto para o cavaleiro/amazona, pois ajuda a manter o peso do corpo melhor distribuído mesmo quando o cavalo está em movimento.
Daí a importância de se trabalhar muito músculos profundos do abdome, estabilizadores do tronco (powerhouse) e músculos posturais (estáticos e dinâmicos).
Trabalhar a flexibilidade, força e resistência muscular de todo o corpo melhora a capacidade de executar todo o treino sem fadigas e evita lesões.
A melhora da mobilidade da coluna e articular é de extrema importância, visto que temos 24 vértebras na coluna, que precisam se mover constantemente para permitir absorção dos impactos gerados pelo movimento do cavalo.
Ademais, temos a melhora na mobilidade pélvica (movimento de báscula da pelve) que é de extrema importância durante o galope, trote e saltos. Trabalhar o equilíbrio dinâmico para evitar quedas, trabalhar a respiração e a concentração também é necessário.
Sendo assim, o Pilates com seu imenso repertório de execícios (Mat e aparelhos) supre todas as necessidades do atleta de hipismo para obter sucesso nas pistas.
Escolha um bom profissional e conheça tudo que o Pilates pode oferecer.
Nina Paula Pereira Oliveira
Fisioterapeuta – CREFITO 11: 146.228 – F
Especialista no Método Pilates Clássico e Científico