Indicado como uma das atividades com maior capacidade de definição, pois utiliza o peso do corpo para executar grande parte dos movimentos, o Pilates aplica exercícios precisos e eficazes, evitando gastos desnecessários de energia. Possui como maior objetivo o fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal sem causar riscos à saúde, principalmente das articulações.
Fortalecer a musculatura dos braços vai além da questão estética. Afinal, os músculos dos braços estão interligados com a musculatura dos ombros, cintura escapular, caixa torácica e coluna vertebral. O Pilates aciona o centro de força (Transverso do abdome, Períneo, Multíferos e o Diafragma), que dá o suporte necessário à estabilização da coluna, evitando movimentos compensatórios durante a realização dos exercícios.
Deve-se dar atenção a toda estrutura que irá ser trabalhada, não apenas da região específica, pois o Pilates trabalha o corpo como um todo, como Joseph já dizia: “O corpo deve sempre ser exercitado com consciência e como uma unidade”. Com isso evitamos desconfortos, dores e lesões.
Descrições de alguns exercícios:
Exercício 1
Estique os braços e eleve-os a frente do corpo, pressione o Magic Circle e volte à posição inicial. Repita 10 vezes.
Exercício 2
Eleve os braços com os cotovelos flexionados, de modo que fiquem paralelos ao chão. Depois estenda os cotovelos e flexione-os na amplitude máxima. Retorne à posição inicial e faça 10 vezes o movimento. Pode ser realizado com halteres.
Exercícios 3
Deite-se de bruços com o abdome apoiado na bola, as costas e as pernas estendidas e mantenha o peso do corpo distribuído uniformemente com os cotovelos apoiados em um ângulo de 90°. Mantenha o ângulo nos cotovelos, eleve os ombros até que os seus braços estejam paralelos para cima e lentamente abaixe após uma breve pausa.
Lembre-se de manter um trabalho respiratório correto e pausado durante o exercício.
Mariana Rabello
Fisioterapeuta – Instrutora de Pilates
Crefito: 172440-F
Proprietária da Empresa All Pilates
www.allpilates.com.br