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Pilates no Carnaval – Com Gabriela Barato

Época de Carnaval e devemos estar fisicamente preparados para curtir a folia.

Sabe que o Pilates é um excelente aliado para os dias de festa? Sim, e isso é possível porque o Pilates ajuda no condicionamento físico, essencial para a saúde e o vigor nos dias de folia.

O Carnaval é uma festa que exige muita disposição física para cantar, dançar e curtir os bloquinhos ou ir atrás do trio elétrico. O Pilates ajuda nessa preparação pois trabalha a flexibilidade, o equilíbrio, o condicionamento e a força física.

A prática do Pilates nos meses que antecedem a folia traz inúmeros benefícios como:

– Maior consciência corporal

– Fortalecimento dos músculos

– Ganho de força

– Aumento da flexibilidade

– Melhora da postura

– Prevenção de dores nas articulações

– Desenvolvimento do equilíbrio e concentração

– Atenção à respiração

O Pilates é capaz de deixar o corpo em harmonia para enfrentar a folia sem futuras lesões. Isso porque os exercícios do Pilates são desenvolvidos para fortalecer e alongar os músculos de forma equilibrada e uma das vantagens de sua prática regular é o ganho de tônus na musculatura.

Leia também:

https://metalifepilates.com.br/blog-de-pilates/historia-do-pilates/

https://negociopilates.com.br/studio-de-pilates-moderno-15-decoracoes-para-se-inspirar/

https://revistapilates.com.br/pilates-define-o-corpo/

Segundo Liposcki, Ribeiro E Schneider, 2015, por trabalhar o princípio do “power house”, que significa a centralização de força, os exercícios do Pilates ativam os músculos do core – abdômen, costas e glúteos – já que são os músculos dessa região que suportam a coluna lombar. Por isso, o método Pilates busca justamente trabalhar e estabilizar o tronco para que a estrutura do corpo possa corresponder aos estímulos das coreografias de Carnaval.

Além disso, o Pilates apresenta uma grande vantagem para os foliões que participam do Carnaval fazendo o uso de instrumentos de sopro, pois um dos princípios mais importante do Pilates é o da respiração. A respiração adequada durante toda a prática é importante para que a pessoa consiga aumentar a capacidade pulmonar e melhorar a oxigenação de todas as células do corpo. Isso também ajuda a trazer mais concentração, foco e controle dos movimentos.

O condicionamento físico pré folia pode ser melhorado com exercícios de força para fortalecer as pernas e o tronco para aguentar horas de festa em pé. Exercícios como o Doube Leg Pump, o Standing Leg Pump, Bridge e o Hundred podem ser usados para o fortalecimento.

O alongamento também precisa de cuidados especiais, e exercícios como o Hamstring Stretch e o Mermaid não podem ser deixados de lado.

Além disso, é possível trabalhar o condicionamento cardiovascular com o método Pilates, através de exercícios com o Jumping, tornando a aula de Pilates um treino funcional e divertido para o “pula-pula” do Carnaval.

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