Pilates na terceira idade

Por que praticar Pilates na terceira idade? O Método Pilates, da forma como foi concebido, é um dos sistemas de exercícios mais democráticos que existe. Seus benefícios são amplamente divulgados e fundamentados através de pesquisas e por praticantes do método.

É sabido que o processo de envelhecimento com frequência provoca muitas modificações no corpo dos indivíduos, e não pouco frequente, nos aspectos mentais também. O que se vê normalmente é um declínio geral das funções, que muitas vezes evolui para um importante nível de dependência e cuidados. Partindo dessa premissa, não é nada arriscado dizer que o Método Pilates é um grande aliado, sob medida para esse público em especial.

Benefícios do Pilates na terceira idade

O Método Pilates é um sistema de exercícios que evolui junto com o seu praticante, de uma forma que ele sempre terá o seu potencial explorado ao máximo. E isso é uma das coisas que garante o aparecimento de resultados a curto prazo, e que são capazes de transformar a vida das pessoas numa intensidade que surpreende. O incremento da força muscular, a melhora no alinhamento e manutenção da postura e o alívio das dores são alguns dos benefícios que podemos citar.

Muitas vezes as pessoas da terceira idade tendem a se isolar socialmente pelo declínio das funções. A prática do Método Pilates desempenha também esse papel social, de estabelecimento de relação-vinculo terapeuta-paciente, mas também a relação estabelecida entre os pares.

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

Um dos fatores muito importantes, e que pode ser bastante explorado no método, é a questão da estabilidade postural e o controle do equilíbrio. Idosos que utilizam dispositivos auxiliares para marcha podem melhorar bastante essa questão através do método.

O fato de ser um exercício para a mente também é outro fator muito importante. Pensar para executar, contar repetições enquanto realiza, respirar da maneira correta, controlar a contração muscular ativamente são alguns dos desafios propostos pelo método. Sentir-se capaz de realizar a tarefa, conseguir fazer algo com facilidade, ao invés de dificuldade, são fatores que implicam em respostas emocionais de grande monta, porque muitas vezes o idoso acaba “se acostumando a perder” e o método Pilates pode virar esse jogo! Imagina o impacto positivo na vida desse indivíduo que somos capazes de provocar!

O método deve extrapolar as quatro paredes de um estúdio. Temos de ser mediadores de um método Pilates para a vida. Podemos encaminhar textos, realizar o empréstimo de livros do grande idealizador dessa joia, que se chama Joseph Humbertus Pilates.

Acredite no seu paciente! Por mais difícil que às vezes possa parecer, não deixe de tentar. O Pilates nos reserva boas surpresas.


Por: Letícia Giordani
Fisioterapeuta – UNISINOS
Sócio do Instituto Golden Pilates e Fisioterapia
@institutogolden_ensino
@institutogolden_clinica
Formação Completa em Pilates Original
Pós-graduada em Acupuntura – Associação Brasileira de Acupuntura (ABA)
Formação em Dry Needling
Método Stecco® – Manipulação Fascial®
CREFITO 5: 115084-F

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Five de um UP no seu estúdio