Pilates na Prancha de Molas

A Prancha de Molas, há algum tempo, é um dos equipamentos preferidos de muitos estúdios de Pilates. Isso porque ela ocupa pouco espaço físico e tem inúmeras funcionalidades, permitindo a prática de exercícios diferenciados que trabalham o corpo de forma global – incluindo todos os de Pilates, normalmente realizados na lateral do Cadillac ou na torre do Reformer. Agora, durante a pandemia do Covid-19, a Prancha passou a habitar muitos lares. Pessoas de todas as idades tem adquirido a Prancha de Molas para realizar exercícios em casa, muitas vezes com o auxílio de um profissional – seja presencial ou remotamente, durante as aulas de Pilates online.

O que a Prancha de Molas tem de especial?

Além de ser extremamente versátil, a Prancha de Molas possui um preço acessível e um design incrível! Equipada com molas, alças para os pés e para as mãos e uma barra roll down, ela funciona fixada à parede. Simples e prática, ocupa pouco espaço físico e permite realizar vários exercícios (em pé, sentado, de joelhos ou deitado), indo da reabilitação ao treinamento funcional.

Conheça alguns exemplos de exercícios com a Prancha de Molas.

Rolamento para baixo (roll down)
Exercício de mobilização de coluna

Posição inicial: sentado sobre os ísquios, mãos segurando a barra, com os braços estendidos na largura dos ombros, pernas estendidas e afastadas na largura do quadril, coluna neutra e escápulas estabilizadas. Caso não consiga manter a coluna neutra com as pernas estendidas, flexione ligeiramente os joelhos.

Movimento: faça um rolamento para trás, iniciando o movimento da pelve, rolando para trás dos ísquios, descendo vértebra por vértebra até deitar e encontrar a coluna neutra. Para voltar, inicie o movimento da cabeça e role vértebra por vértebra até sentar em cima dos ísquios novamente.

PUBLICIDADE
Lançamento linha WAVE 2.0
Lançamento linha WAVE 2.0

Dicas: ter os ísquios como referência. Rolar para trás dos ísquios e ativar o abdômen para mobilizar a coluna para trás.

Agachamento com bíceps e coluna neutra
Exercício de força e equilíbrio

Posição inicial: em pé, de frente para a Prancha de Molas. Pés bem posicionados na largura do quadril, com a coluna neutra. Braços semiflexionados à frente do corpo, segurando as alças com as palmas para cima, um pouco abaixo da altura dos ombros. Molas na altura dos ombros e sem tensão.
Movimento: estabilize a escápula, mantenha a coluna neutra e flexione os joelhos, fazendo um agachamento. Simultaneamente, flexione os cotovelos, levando as mãos em direção às orelhas. Retorne à posição inicial,
estendendo os joelhos e os cotovelos, encontrando o peso distribuído nos pés.

Encontre mais dicas de exercícios como esses neste e-book gratuito: E-BOOK PRANCHA DE MOLAS.

Jessica Akie Kimura
Apaixonada pela vida, pelo ser humano e pelo estudo do corpo, da mente e
do espírito. Professora de movimento graduada em educação física e saúde
(USP), com formação em pilates (STOTT), yoga vinyasa flow (Studio
Nataraja) e métodos que utilizam a fáscia. Terapeuta holística com
formação em psicanálise e linguagem do corpo. Praticante e estudante de
filosofias orientais.
Instagram: @jessicakimura7
Site: www.jessicakimura.com

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021
Linha Infinity 2021