Pilates = hábito e estilo de vida

Vamos falar de Pilates, hábito e estilo de vida?

O aumento das doenças crônicas não transmissíveis reflete os efeitos negativos da rápida
urbanização da globalização, que levam as pessoas a estilos de vida sedentários, alimentação com alto teor calórico e com alimentos ultraprocessados, além do uso do tabaco e do álcool (MALTA et al., 2020; WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2017).

Mesmo com o reconhecimento atual dos benefícios dos hábitos saudáveis, muitos brasileiros apresentam dificuldades em aderí-los (TOLEDO, ABREU e LOPES, 2013). Se não houver uma interrupção nesse ciclo, esse estilo de vida sedentário pode trazer grandes malefícios aos indivíduos.

Vida saudável = disciplina

Os hábitos e estilo de vida estão relacionados com o comportamento de um indivíduo. Cada pessoa irá desenvolvê-los de acordo com sua personalidade e seu gosto. Mas o mais importante para o desenvolvimento dos hábitos e dos estilos de vida saudáveis é a disciplina. Como nosso querido Joseph Pilates já dizia: “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.” Portanto, um estilo de vida ativo e saudável precisa ser incorporado à sua rotina diária. Manter essa disciplina é imprescindível para a aquisição e manutenção da saúde física, mental e espiritual. E nisso o Pilates pode te ajudar, pois é um método de exercícios físicos que tem como foco o desenvolvimento do indivíduo de forma holística.

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Sei que falar de disciplina em tempos como esses é quase desumano! Você deve pensar: já são tantas regras e restrições… Ainda tenho que me controlar e me manter disciplinado? Bem, se você pretende alcançar resultados, a resposta é sim! Porém, é essencial reforçar que quando tudo se tornar um hábito e/ou um estilo de vida, você não terá mais que se preocupar com isso! Tudo fará parte da sua rotina, como escovar dente, comer, trabalhar, tomar banho, etc… E mais!!! Você terá muito prazer em tudo! E tudo que fazemos com prazer proporciona ainda mais benefícios nos aspectos psicológicos e sociais.

Lembre-se: “Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito.” E então? O que você está esperando para começar? Busque o quanto antes o desenvolvimento de novos hábitos e de um estilo de vida ativo. Cuide de você!

Cristina Carvalho de Melo
Idealizadora e Coordenadora do Projeto Pilates UFMG
Doutoranda em Ciências do Esporte, Mestrado em Estudos do Lazer, Especialização em Psicologia do Esporte e em Pilates, MBA em Gestão de Projetos.
Graduada em Educação Física e Administração
carvalho.cristina@gmail.com
Instagram: @criscarvalhomelo
Lattes

Referências:
MONTEIRO et al. Doenças Crônicas Não Transmissíveis e fatores de risco e proteção em adultos com ou sem plano de saúde. Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, n. 8, p. 2973-2983, 2020.
TOLEDO, M. T. T.; ABREU, M. N.; LOPES, A. C. S. Adesão a modos saudáveis de vida mediante aconselhamento por profissionais de saúde. Revista de Saúde Pública, v. 47, n. 3, p. 540-8, 2013.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on noncommunicable diseases 2014.
Geneva: WHO; 2014.

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