Pilates = hábito e estilo de vida

Vamos falar de Pilates, hábito e estilo de vida?

O aumento das doenças crônicas não transmissíveis reflete os efeitos negativos da rápida
urbanização da globalização, que levam as pessoas a estilos de vida sedentários, alimentação com alto teor calórico e com alimentos ultraprocessados, além do uso do tabaco e do álcool (MALTA et al., 2020; WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2017).

Mesmo com o reconhecimento atual dos benefícios dos hábitos saudáveis, muitos brasileiros apresentam dificuldades em aderí-los (TOLEDO, ABREU e LOPES, 2013). Se não houver uma interrupção nesse ciclo, esse estilo de vida sedentário pode trazer grandes malefícios aos indivíduos.

Vida saudável = disciplina

Os hábitos e estilo de vida estão relacionados com o comportamento de um indivíduo. Cada pessoa irá desenvolvê-los de acordo com sua personalidade e seu gosto. Mas o mais importante para o desenvolvimento dos hábitos e dos estilos de vida saudáveis é a disciplina. Como nosso querido Joseph Pilates já dizia: “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.” Portanto, um estilo de vida ativo e saudável precisa ser incorporado à sua rotina diária. Manter essa disciplina é imprescindível para a aquisição e manutenção da saúde física, mental e espiritual. E nisso o Pilates pode te ajudar, pois é um método de exercícios físicos que tem como foco o desenvolvimento do indivíduo de forma holística.

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

Sei que falar de disciplina em tempos como esses é quase desumano! Você deve pensar: já são tantas regras e restrições… Ainda tenho que me controlar e me manter disciplinado? Bem, se você pretende alcançar resultados, a resposta é sim! Porém, é essencial reforçar que quando tudo se tornar um hábito e/ou um estilo de vida, você não terá mais que se preocupar com isso! Tudo fará parte da sua rotina, como escovar dente, comer, trabalhar, tomar banho, etc… E mais!!! Você terá muito prazer em tudo! E tudo que fazemos com prazer proporciona ainda mais benefícios nos aspectos psicológicos e sociais.

Lembre-se: “Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito.” E então? O que você está esperando para começar? Busque o quanto antes o desenvolvimento de novos hábitos e de um estilo de vida ativo. Cuide de você!

Cristina Carvalho de Melo
Idealizadora e Coordenadora do Projeto Pilates UFMG
Doutoranda em Ciências do Esporte, Mestrado em Estudos do Lazer, Especialização em Psicologia do Esporte e em Pilates, MBA em Gestão de Projetos.
Graduada em Educação Física e Administração
carvalho.cristina@gmail.com
Instagram: @criscarvalhomelo
Lattes

Referências:
MONTEIRO et al. Doenças Crônicas Não Transmissíveis e fatores de risco e proteção em adultos com ou sem plano de saúde. Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, n. 8, p. 2973-2983, 2020.
TOLEDO, M. T. T.; ABREU, M. N.; LOPES, A. C. S. Adesão a modos saudáveis de vida mediante aconselhamento por profissionais de saúde. Revista de Saúde Pública, v. 47, n. 3, p. 540-8, 2013.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on noncommunicable diseases 2014.
Geneva: WHO; 2014.

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Seu Sucesso num Flash
Linha Infinity 2021 Seu Sucesso num Flash
Five de um UP no seu estúdio