Texto: Tatiana Alves

Fotos: Tatiana Angotti

Em meio à selva de pedras que é a cidade de São Paulo, no bairro do Itaim Bibi, surgiu um estúdio de Pilates com o conceito grounding (“aterramento” em português), uma técnica de promoção de bem-estar já difundida no exterior para reconexão com a natureza, mas que ainda não é tão difundida no Brasil, sendo uma inovação.

Alguns estudos demonstram que o contato do corpo humano com a superfície terrestre pode melhorar o sono e a circulação sanguínea, reduzir dores e inflamações e até mesmo atuar contra ansiedade e o estresse. Além disso, o contato direto com a terra promove mais disposição física e mental.

A ideia do Pilates na grama foi idealizada e desenvolvida pela Tatiana Pereira Alves, da E+C Exercício e Ciência. Tatiana que é formada em Educação Física e Saúde pela USP (Universidade de São Paulo), estudou os efeitos do método Pilates sobre o sistema cardiovascular, inflamações e estresse oxidativo, durante seu doutorado na faculdade de medicina da mesma universidade.

PUBLICIDADE

Tatiana, após defender sua tese e retornar de uma viagem, vivenciou o início da pandemia de covid-19 e resolveu, durante esse período, unir suas três paixões: atividades ao ar livre, sua experiência de mais de 12 anos em Pilates e seus conhecimentos científicos, em um único espaço. O local escolhido foi um lindo jardim, repleto de plantas, grama, pássaros e flores.

Apesar de estar aberto há menos de um ano, o Estúdio E+C foi muito bem recebido pelos amantes da natureza e pessoas ligadas a atividades que promovem bem estar e sustentabilidade. E, em tempos de pandemia, tornou-se a opção perfeita para aqueles que buscam fugir de lugares fechados.

Durante as aulas, os alunos podem praticar o método Pilates pisando na grama, ouvindo os pássaros, olhando para o céu e interagindo com as flores do ambiente. O estúdio, que está localizado em um prédio comercial, conta com a própria horta, na qual são plantados temperos. Os alunos podem acompanhar a germinação e crescimento desses temperos, além de poder colher e leva-los para casa.

O espaço atende apenas três alunos por horário, para que todas as sessões sejam realizadas de modo personalizado, estimulando a conexão corpo-mente-natureza.

Você já conhecia o conceito do Pilates grounding? Então dá uma olhada no Instagram do Estúdio E+C e conheça mais do trabalho da Tatiana. E não deixe de compartilhar essa matéria com outras pessoas que tem interesse no mundo do Pilates.

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!