Hoje vamos falar de um problema que atinge milhões de pessoas: tensão cervical! Quem nunca sentiu dores na região do pescoço? Muitas vezes acompanhada de dores de cabeça, tensões nos ombros e até formigamento nos braços e nas mãos. As disfunções da cervical são bastante comuns e devem receber uma atenção especial.
Analisando a postura dos indivíduos da vida moderna, percebemos que o posicionamento alinhado da cabeça é constantemente desafiado pelo uso de computadores, celulares e pelas horas à frente da televisão, por exemplo. Muitas vezes, sentimos o peso da cabeça sobre o pescoço ao longo do dia.
Esse desalinhamento constante da cabeça pode gerar rotações vertebrais, alterações do tônus muscular e irritação dos nervos. A dor pode ser irradiada para a região da cabeça, ombros e braços devido à diminuição do fluxo sanguíneo e espasmos da musculatura.
Mas atenção: existem outros problemas que podem causar tensões na região do pescoço, como disfunções da ATM (mandíbula) e alterações encefálicas. Caso a dor persista, procure um médico.
Algumas situações rotineiras podem gerar esse estresse cervical, como por exemplo, má postura à frente do computador, leitura na cama, uso excessivo do celular (andando, sentado, deitado).
Os princípios do método Pilates podem ser grandes aliados para o alívio das dores cervicais. Trabalha-se o alinhamento e a mobilidade das vértebras, o acionamento das musculaturas profundas que sustentam a estrutura esquelética, o alívio das tensões musculares e o aumento dos espaços, descomprimindo as vértebras.
Você sabia que Joseph Pilates já pensava nessas questões e por isso utilizava um acessório chamado Head Harness para fortalecimento específico da cervical? Muitas vezes, ele usava as próprias molas do Cadillac para atingir o mesmo objetivo. O Head Harness não é muito fácil de ser encontrado, mas podemos pensar em aplicar os mesmos princípios com outros instrumentos do estúdio de Pilates.
Agora, convido você a conhecer e praticar os exercícios abaixo, cuidando da saúde da sua cervical.
Acordando os músculos
Deitado, procure sentir os apoios firmes da sua coluna no solo, principalmente cabeça, meio das costas e sacro (região do cóccix). Movimente um braço para o alto enquanto gira a cabeça para o outro lado.Perceba a movimentação que acontece em suas escápulas, ombros e pescoço.
Em posição quadrúpede, mova um braço por baixo do outro, movimentando também a cabeça e o tronco, como se fosse “ouvir” o chão. Repita algumas vezes até sentir leveza na região dos ombros e escápulas.
Despertando a percepção dos seus movimentos
Experimente perceber o quanto você pode mover sua cervical em posições diferentes. Apoie a testa sobre uma bolinha murcha, organize seus ombros e movimente sua cabeça para frente e para trás e de um lado para o outro.
Fortalecimento cervical com círculo mágico, faixa e bola
Podemos usar acessórios fáceis para fortalecer os músculos do pescoço. Encostando a cervical sobre uma bola murcha, que se apoia na parede, podemos fazer uma leve pressão, trazendo o queixo para dentro e para cima. A mesma movimentação pode ser realizada utilizando o círculo mágico do Pilates e também faixas elásticas.
Aliviando as tensões
E depois de estimular os músculos cervicais, é necessário ensiná-los a relaxar. Você pode utilizar a bola murcha embaixo da cervical e mover lentamente a cabeça sobre ela. Movimentos circulares são bem vindos. Atenção: cuidado para não utilizar uma bola muito cheia.
Espero que a matéria dessa semana possa ajudar você a minimizar os efeitos da má postura nas tensões cervicais. Em breve volto com mais dicas de como cuidar da saúde da coluna por meio do Pilates!Até a próxima!
Viviane Vales
Educadora Física, Especialista em Atividade Física Adaptada e Pilates.
Instrutora PMA-CPT
www.tcpilates.com.br