Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Pilates e obesidade: entenda como o método pode ajudar!

A obesidade é uma condição multifatorial que pode impactar muito na qualidade de vida dos indivíduos por inúmeras razões, sejam elas físicas ou emocionais. Muitas vezes está acompanhada de maus hábitos, como o sedentarismo e alimentação inadequada, por exemplo. O indivíduo que está acima do peso acaba se expondo a inúmeras outras doenças, visto que a obesidade representa ser um fator de risco para o desenvolvimento de outras enfermidades.

A obesidade pode fazer com que o indivíduo tenha mais dificuldades para se movimentar e até mesmo realizar tarefas simples, como amarrar os sapatos. Pode também desencadear alterações posturais pela mudança do centro de gravidade, alterações no padrão de marcha, caminhar com a base mais alargada, sobrecarga em articulações e diminuição da dissociação de cinturas, afetando a saúde de modo geral.

Obesidade e Pilates

O Método Pilates representa uma ótima alternativa para ser o start de uma nova escolha de hábitos de vida. Ele é uma atividade de baixo impacto, onde os exercícios são realizados somente com o peso do corpo (mat) ou com cargas progressivas, usando as resistências das molas nos equipamentos. É uma modalidade de exercícios que respeita a individualidade dos seus praticantes, sempre exigindo o máximo do que cada um pode dar.

Através do método é possível tratar queixas relacionadas a dores em inúmeros segmentos do corpo. Ele vai trabalhar a questão da flexibilidade, da força, do equilíbrio, da melhora da postura, da respiração.

Pilates faz você acreditar em si mesmo, reforça a autoconfiança e, com toda a certeza, vai contribuir para o objetivo terapêutico em que um dos pilares pode ser o emagrecimento. Ele vai ter dar disposição para encarar aquela atividade aeróbica que tanto é adiada. Ele pode ser a ferramenta que inicia a quebra do ciclo de dor/ sedentarismo/ dor ainda maior.

Quando falo de mudança, falo de mudança de verdade. Mudança física e de atitude. Somente mudança física, pode ser uma mudança transitória. Mudança de atitude é uma forma mais consistente e comprometida com o propósito. Só Pilates emagrece? Provavelmente não o suficiente. Mas ele pode ser a chave para abrir inúmeras outras portas a respeito de autoconhecimento, autocuidado e propósito.

É muito importante viver com o máximo de saúde, qualidade de vida e felicidade. E o mínimo de doenças, sedentarismo e maus hábitos.

E essa diferença na vida das pessoas podemos começar a fazer hoje! Desafio você a tirar alguém que está faz meses no sofá para experimentar como é bom se movimentar. Compartilhe o movimento, curta fazer pilates. É uma atividade muito prazerosa que sempre irá representar um desafio ao nosso corpo e mente.

** Os Aparelhos de Pilates da Metalife possuem um excelente tamanho de mat, onde o seu praticante que está acima do peso consegue utilizar com conforto e segurança. Os aparelhos são testados e aprovados para suportar até 140kg. Isso, sem dúvidas, é um dos grandes diferenciais da marca!


Por: Letícia Giordani
Fisioterapeuta – UNISINOS
Sócio do Instituto Golden Pilates e Fisioterapia
@institutogolden_ensino
@institutogolden_clinica
Formação Completa em Pilates Original
Pós-graduada em Acupuntura – Associação Brasileira de Acupuntura (ABA)
Formação em Dry Needling
Método Stecco® – Manipulação Fascial®
CREFITO 5: 115084-F

Compartilhar:

Redes Sociais

Mais Populares

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Categorias

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Um canal digital que fornece informações para a comunidade do Pilates, incluindo praticantes, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de educação física, fisioterapeutas e estudantes.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!