+80K

+390K

Pilates é movimento! E movimento é vida! Manter-se ativo é fundamental!

Escrevo um texto para fazer você refletir sobre 2020 (um ano cheio de dor… cheio de medo… cheio de recomeços) e sobre o início de 2021.

E para dar base as minhas explanações, vou colocar uma frase de Joe (Joseph Pilates): “Mudanças acontecem através do movimento e o movimento cura!”.

Bem, talvez você já tenha lido algo que escrevi ou me ouviu falar algo com essa frase. Isso porque ela, realmente, mexe comigo. Ela me movimenta! A própria frase já gera movimento! Isso é bem legal, né!?! Bom, mas o que quero falar é que em meio a tantas coisas que me aconteceram, permanecer em movimento foi o que me manteve em pé e firme para continuar.

E falo de movimento em um sentido amplo mesmo! Movimento mental e de trabalho também. As vezes não conseguia praticar Pilates como acho que devo e preciso, mas ao escrever sobre o método parava para analisar algum movimento e acabava realizando o mesmo. Às vezes para ensinar e responder as dúvidas de alguns alunos, precisava analisar algumas práticas e ali estava eu me movimentando novamente! Talvez de uma maneira menos formal, mas ali estava a prática do Pilates me lembrando de que aquele é o meu ritmo para a realidade e o momento que estava vivendo.

Por isso, quero aqui deixar três reflexões a partir desse relato inicial:

1- O seu tempo é só seu! A sua realidade é só sua! A sua velocidade é só sua! Não importa se você evolui lentamente – no Pilates ou em qualquer outra área! Tire os olhos das circunstâncias e olhe para você! O que o seu corpo te diz? O que te dá prazer? Que seja essa a sua forma de conduzir sua prática e sua evolução! Mas por favor: não pare!

2- O movimento é sim capaz de te curar! De muitas formas! O seu simples movimento em direção ao início da prática do Pilates, ou mesmo o planejamento para a prática, já inicia uma série de mudanças, vários eventos encadeados. Daí em diante, buscar o movimento do seu corpo de forma fluida, controlada e precisa será o seu alvo e as mudanças aparecerão ainda mais…

3- E não poderia deixar de dizer que o movimento dos nossos pensamentos e emoções durante a prática trazem inúmeras mudanças nos aspectos psicossociais que irão transformar a forma como você se vê e como enxerga o mundo ao seu redor. Basta se permitir viver essa experiência de forma aprofundada e intimamente pessoal!

O Pilates é um momento de relacionamento com você mesmo! É um movimentar continuamente em busca da sua melhor conexão! Conexão entre as partes do corpo resultando em um movimento eficaz…. Conexão entre sua mente, seu corpo e seu espírito (sua energia vital) resultando em harmonização através do movimento!

Cristina Carvalho de Melo
Idealizadora e Coordenadora do Projeto Pilates UFMG
Doutoranda em Ciências do Esporte, Mestrado em Estudos do Lazer, Especialização em Psicologia do Esporte e em Pilates, MBA em Gestão de Projetos.
Graduada em Educação Física e Administração
carvalho.cristina@gmail.com
Instagram: @criscarvalhomelo
Lattes

Compartilhar:

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Somos uma revista exclusivamente digital, sem versão impressa, referência em informação para todos os pilateiros, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de eduação física, fisioterapeutas e estudantes.

Mapa do Site

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!