Pilates e a doença de Machado-Joseph

Você conhece a doença de Machado-Joseph ou ataxia espinocerebelar degenerativa tipo lll? 

As ataxias espinocerebelares são enfermidades neurodegenerativas que se caracterizam pela degeneração progressiva do cerebelo e tem como manifestações clínicas iniciais a deterioração nos campos do equilíbrio, na coordenação motora e distúrbios oculares. A doença de Machado-Joseph é uma ataxia espinocerebelar classificada como tipo III, teve sua primeira descrição em 1972 como uma doença autossômica dominante de ascendência açoriana. 

Os principais sintomas da doença estão relacionados com as disfunções do cerebelo que envolve coordenação da atividade motora, equilíbrio e tônus muscular. Ela também é vital no controle das atividades musculares rápidas, correção e aprendizado motor. 

O comprometimento cerebelar por doenças ou distúrbios produzem deficiências na velocidade, na força e amplitude do movimento, com a perda progressiva dessa área do encéfalo, podendo gerar incoordenação das atividades motoras. Até o momento não há cura, o tratamento farmacêutico é apenas para redução dos sintomas. Já o tratamento fisioterapêutico traz ótimos resultados em aspectos como marcha, balanço lateral, equilíbrio estático e dinâmico para os portadores desse distúrbio (doença de Machado-Joseph).

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 - Estúdio completo + Curso Desvendando a Flexibilidade + Mentoria MetaLife 2021
Five e Mentoria MetaLife 2021 o seu próximo passo
Linha WAVE 2.0 - Estúdio completo + Curso Desvendando a Flexibilidade + Mentoria MetaLife 2021

Pilates e a doença de Machado-Joseph 

O Pilates é um método com exercícios e movimentos que envolvem contrações concêntricas, excêntricas e, principalmente, isométricas, com ênfase nos músculos estabilizadores da coluna, também conhecidos como “casa de força” (power house), composta pelos músculos abdominais, multífidos e assoalho pélvico, responsáveis pela estabilização estática e dinâmica do corpo. 

O Método Pilates é capaz de melhorar a flexibilidade geral do corpo, o alinhamento postural e a coordenação motora, possibilita o aumento da força muscular, que demonstra uma relação direta com o processo de reeducação postural, melhora do controle motor e do recrutamento muscular. 

A estabilização central do método Pilates ajuda os indivíduos com a doença de Machado-Joseph a obterem ganhos de força, controle neuromuscular, potência e resistência muscular, com o objetivo de facilitar o funcionamento dos músculos, de forma a equilibrar toda a cadeia cinética. 

Tendo em vista os princípios do método Pilates e as sequelas geradas pelas ataxias espinocerebelares degenerativas, em principal a doença de Machado-Joseph, ele ajuda os pacientes a adquirirem uma melhora no equilíbrio estático e dinâmico, na manutenção da força e tônus muscular. Importante observar que a doença não permite que se exija o esgotamento físico dos pacientes, evitando fadigá-los para não ocorrer o agravamento da doença. 

Com o uso de molas, exercícios mais específicos e individualizados, dependendo das disfunções causadas pela doença de Machado-Joseph, o Método Pilates é uma opção para os portadores dessa ataxia espinocerebelar degenerativa, ajudando a manuter e até minimizar a progressão da doença. 

Por Márcio Schons
Fisioterapeuta – IPA;
Sócio do Instituto Golden Pilates e Fisioterapia
@institutogolden_ensino
@institutogolden_clinica 
Pós-Graduado em Traumato Ortopedia e Desportiva;
Dry Needling;
Formação em Pilates Clássico – Básico ao Avançado;
Formação em Pilates com Acessórios Clássicos;
Neurociência da Dor;
Podoposturologia;
Raciocínio Clínico na Fisioterapia Musculoesquelética;
Ventosaterapia. 

PUBLICIDADE
Estúdio Infinity MetaLife Setembro 2021
Estúdio Infinity MetaLife Setembro 2021
Five e Mentoria MetaLife 2021 o seu próximo passo