Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Os exercícios de Joseph no AeroPilates

Hoje em dia podemos observar algumas aplicações diferentes para o Pilates. Ele pode ser praticado no solo, utilizando acessórios, em equipamentos projetados exclusivamente para o método e também no tecido.

O AeroPilates vem sendo muito procurado por ser uma ótima atividade lúdica, podendo assim, estimular crianças e adultos de uma forma geral a praticar atividades físicas. E essa prática vem crescendo cada dia mais dentro dos estúdios.

Criado pelo espanhol Rafael Martínez, o AeroPilates originou-se da união de técnicas relacionadas ao Yoga e Pilates. É um método seguro, eficaz e controlado, que trabalha o corpo como um todo, tonificando pequenos e superficiais, profundos e grandes grupos musculares.  Essa nova técnica segue os mesmos princípios do tradicional método, no entanto, utilizamos o “columpio”, que é usado tanto como um facilitador na execução de determinados exercícios, como também para desafiar o praticante à correta realização dos movimentos e ao equilíbrio devido à grande instabilidade gerada. O equipamento que fica fixado no teto é formado de duas alças para mãos e pés, duas cordas e um balanço grande, produzidos com tecido ultraleve e muito resistente.

BENEFÍCIOS:

As vantagens na prática do AeroPilates são inúmeras, pessoas que sofrem com dores na coluna são muito favorecidas devido a descompressão que as posições invertidas promovem. O correto alinhamento corporal na execução dos movimentos faz com que os exercícios se tornem muito mais proveitosos e seguros. Os ganhos de força ocorrem devido à resistência do peso do próprio corpo, aumentando o tônus muscular. Ocorre também um significativo aumento da flexibilidade corporal. Além destes benefícios também podemos citar:

– Melhora do equilíbrio;
– Melhora da consciência corporal e respiração;
– Melhora nos quadros de insônia e diminuição do estresse;
– Melhora da circulação sanguínea e linfática.

DINÂMICA DA AULA:

O treino de AeroPilates é dividido em três partes. Na primeira é realizado um aquecimento do corpo e das articulações, e o alongamento.  Logo após vem a série de exercícios que varia de acordo com o foco: força ou flexibilidade ou os dois juntos de cada aluno. Por fim, é feito o relaxamento muscular e alongamentos.

Primeiros resultados:

A sensação de superar os limites é um dos primeiros reflexos de quem pratica. O ganho de força também é notado com a realização regular dos exercícios e principalmente o aumento da capacidade de concentração.

RESTRIÇÕES:

Não há restrição de idade para a prática do AeroPilates, lembrando apenas que existe a recomendação da idade mínima de 10 anos para o início, todos podem ser favorecidos com a atividade, inclusive os idosos. Considerando as limitações corporais, o instrutor deverá adequar os exercícios ao perfil de cada aluno. É preciso ainda considerar que as posturas invertidas devem ser evitadas em pessoas com problemas cardíacos ou de pressão, descolamento de retina, pessoas com crises de labirintite e gestantes.

Muitos praticantes talvez necessitem de algum tempo para se acostumar com os exercícios e um pouco mais para entendê-los por completo. Uma sugestão é manter-se firme e não se tornar excessivamente exigente consigo mesmo. Enquanto isso procure aprender mais sobre seu corpo e treiná-lo para se movimentar com mais força, graça e flexibilidade. Como em qualquer início de programa de exercício físico, haverá uma curva de aprendizagem e, como em qualquer outro objetivo que desejamos alcançar, é necessário persistir para obter sucesso.

Conheça alguns exercícios do AeroPilates:

ALONGAMENTO DE CADEIA POSTERIOR

vjjvvaemi

Desloque o centro de gravidade para frente, importante manter a coluna e quadril alinhados durante a execução do movimento.

REMADA NO AR

8fjchm2t9

Sentar no equipamento, apoiar as alças inferiores nos pés e segurar as superiores nas mãos. Manter a posição corporal em prancha e flexionar os cotovelos. Estenda os cotovelos retornando a posição inicial, sempre preservando o alinhamento corporal.

Esse movimento pode gerar inúmeras variações como mudança no posicionamento dos MMSS e, até mesmo um clássico do Pilates “Hanging Pull Up”, que trabalha intensamente a cadeia extensora do tronco, num trabalho sinérgico de glúteo máximo, ísquiostibiais e quadríceps femural pela extensão dos joelhos. Há uma grande mobilidade em extensão das vértebras, principalmente da região tóraco-lombar.

TEASER

c1rau4n29

Sentar com o corpo do columpio ajustado entre os MMSS e pés apoiados nas alças. Inicie com os joelhos fletidos, estenda os MMSS na altura dos ombros estendendo os joelhos. Importante concentrar-se no alinhamento postural e manter sempre o power house ativado.

PULL UP (VARIAÇÃO)

z9znkx1or

Inicie o movimento em posição de prancha frontal, com o peso do corpo em mãos e tornozelos. As mãos devem estar alinhadas com os ombros. Inicie o movimento flexionando a pelve e os joelhos, lembrando sempre de manter a contração abdominal, e a coluna em perfeito alinhamento. Para alunos mais avançados uma variação é a subida da pelve em direção ao teto, ativando a musculatura abdominal e flexores de quadril.

SWAN

dpctyb9

Ajustar as alças na altura um pouco abaixo dos ombros. Deitado em decúbito ventral estenda os MMSS realizando hiperextensão da coluna. Se o aluno sofrer com restrições relacionadas à extensão de coluna tenha cuidado!

INVERTIDA

r21brzfr

Corpo do columpio abaixo das cristas ilíacas. Realize força para empurrar seu corpo para cima. Exigência de força da musculatura de deltoides e contração isométrica de todo o corpo.

Lembrando que posturas invertidas são excelentes para a ativação da circulação linfática e sanguínea.

ALONGAMENTO DE CADEIA ANTERIOR

d0mrevcxr

Comente aqui embaixo o que achou dessa nova forma de pilatear!

Thalyssa Larangeiras
CREFITO 3 154511/F
Fisioterapeuta Proprietária da Clínica LIFE 

Compartilhar:

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Um canal digital que fornece informações para a comunidade do Pilates, incluindo praticantes, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de educação física, fisioterapeutas e estudantes.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!