Os benefícios do método pilates e sua aplicabilidade nas escolas

Os benefícios do método pilates e sua aplicabilidade nas escolas

A infância é um período que possibilita à criança uma organização nas suas habilidades motoras, sendo possível aprimorar seus movimentos como saltar, correr, rastejar, chutar, escrever e se equilibrar.

Atrasos no desenvolvimento motor estão relacionados com o déficit de aprendizagem, influenciando diretamente no contexto escolar.

Segundo Montanez e Lara (2015), o exercício físico tem influência na melhora do desempenho escolar da criança.Uma das modalidades de exercício físico praticado na atualidade por pessoas de todas as idades é o método Pilates, que visa a melhora da coordenação, respiração, flexibilidade, força e postura.

Na fase escolar, período em que a criança carrega mochilas pesadas, passa grande parte do tempo sentada nas cadeiras do colégio, assistindo televisão ou utilizando o computador, há um alto índice de alterações posturais.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Para as crianças o Pilates atua de forma lúdica, respeitando os limites do seu desenvolvimento.

O Pilates na Escola ainda é algo desconhecido. Mas são inúmeros os benefícios da atividade, uma vez que irá colaborar para o desenvolvimento dos alunos, promovendo a melhora da propriocepção, interação, atenção, concentração, postura e habilidade motora.

Para a instituição, os benefícios também existirão. Por se tratar de algo inovador, a escola sairá na frente no mercado pelo seu diferencial.

Realizamos uma pesquisa com 139 pais/responsáveis em duas escolas nas cidades de Serrinha e Conceição do Coité (BA). Eles responderam a um questionário com 5 perguntas claras e objetivas para avaliar a importância do Pilates para as crianças, sendo elas:

  1. Você julga importante a prática de atividade física para crianças?
  2. Você conhece o método Pilates?
  3. Se conhecer o método, acha importante a prática para crianças?
  4. Já pensou em colocar seu(a) filho (a) para praticar Pilates?
  5. Acha interessante as escolas estarem adaptando na sua grade a prática do método Pilates para as crianças?

Os resultados mostraram que 132 pais/responsáveis julgam importante a prática de atividade física, 114 pais/responsáveis conhecem o Método Pilates, 102 pais/responsáveis acham importante a prática adaptada para crianças, 38 pais/responsáveis já pensou em colocar seu filho(a) para praticar Pilates e 120 desses pais/responsáveis julgam interessante as escolas estarem adaptando na sua grade a prática do método para as crianças.
Acredita-se que assim como a família, a educação escolar tem um grande papel em potencializar os marcos motores da criança. Dessa forma, fica claro a partir dos resultados obtidos do questionário que existe um interesse por parte dos pais/responsáveis na prática do Pilates Infantil, principalmente sendo este adaptado na grade curricular da escola.

Conhece alguma escola que oferece Pilates aos alunos? E você, instrutor, já pensou em migrar para este tipo de trabalho em escolas? Conte pra gente.

Autora:
Diana Melo
Fisioterapeuta
Crefito: 266588 – F
fisiodianamelo@hotmail.com

Coautora:
Alcilândia Freitas
Fisioterapeuta
Crefito: 199161-F
alcilandiafreitas@hotmail.com