O hálux valgo acomete a primeira articulação metatarsofalangeana. Tem como definição o desvio lateral do hálux associado ao varismo do primeiro metatarso, o que resulta em uma saliência óssea.
Existem diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que desencadeiam essa alteração.
Fatores intrínsecos:
- Hereditariedade
- Varismo do primeiro metatarso
- Frouxidão ligamentar
- Variações do comprimento do primeiro metatarso
- Pé plano
Fatores extrínsecos:
- Calçados inadequados
– Câmara anterior em formato triangular
– Salto alto
O hálux valgo pode interferir no alinhamento postural e equilíbrio, além de gerar dor nos indivíduos acometidos. Isto ocorre, pois há um deslocamento lateral dos tendões flexores e extensores dos dedos e a subluxação dos ossos sesamoides situados sob a cabeça do primeiro metatarso, interferindo na funcionalidade do dedo, e prejudicando-o em sua função de auxiliar no suporte dos pés, sustentação corporal e desempenho durante a marcha.
Existem diversas formas de tratamentos conservadores e prevenção, sendo o método Pilates uma ótima opção. O método trabalha o corpo de forma global, com enfoque na contrologia. Isso, possibilita a melhora da qualidade muscular e funcionalidade corporal. Além disso, a execução dos exercícios deve priorizar a qualidade e alinhamento corporal, diminuindo as compensações durante a execução e lapidando o corpo a cada prática.
Sendo assim, no momento em que se atua minimizando os fatores compensatórios no movimento do praticante como um todo, é notada uma melhora nas estruturas acometidas por consequência.
Ainda, há diversos exercícios específicos para os pés e dedos criados pelo próprio Joseph Pilates, como os realizados no toe exerciser, no foot corrector, mat e nos aparelhos mais conhecidos.
Como os pés são a base do corpo humano, a importância dos trabalhos específico e global são fundamentais para a saúde do indivíduo. Para o hálux valgo, movimentos como, Fanning toes, toes lift, circles e toe lifts, stretches são de suma importância, uma vez que proporcionam o controle muscular específico para estruturar os dedos dos pés.
Para mais, o metatarsal combination e demais exercícios do foot corrector, footwork series, tendon stretch são grandes adjuvantes para melhorar a mobilidade, controle, qualidade, flexibilidade e condicionamento muscular dos pés.
Existem estudos que apontam a eficácia dos exercícios na melhora da qualidade de vida dos indivíduos portadores desta alteração, minimizando a alteração da angulação, melhorando a força, mobilidade e consequentemente no quadro álgico. Ademais, diminui as cirurgias desnecessárias, melhora a estética e auxilia nos processos pré e pós-operatório.
O Pilates é um método que pode auxiliar na reabilitação, prevenção e promoção da saúde de indivíduos com hálux valgo.
Gostou de aprender um pouco sobre o Hálux Valgo com a Anne Rose, do Instituto Golden? Então comente aqui embaixo e compartilhe com alguns amigos.