Hálux Valgo

O hálux valgo acomete a primeira articulação metatarsofalangeana. Tem como definição o desvio lateral do hálux associado ao varismo do primeiro metatarso, o que resulta em uma saliência óssea.

Existem diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que desencadeiam essa alteração.

Fatores intrínsecos:

  • Hereditariedade
  • Varismo do primeiro metatarso
  • Frouxidão ligamentar
  • Variações do comprimento do primeiro metatarso
  • Pé plano

Fatores extrínsecos:

  • Calçados inadequados

– Câmara anterior em formato triangular

PUBLICIDADE

– Salto alto

O hálux valgo pode interferir no alinhamento postural e equilíbrio, além de gerar dor nos indivíduos acometidos. Isto ocorre, pois há um deslocamento lateral dos tendões flexores e extensores dos dedos e a subluxação dos ossos sesamoides situados sob a cabeça do primeiro metatarso, interferindo na funcionalidade do dedo, e prejudicando-o em sua função de auxiliar no suporte dos pés, sustentação corporal e desempenho durante a marcha.

Existem diversas formas de tratamentos conservadores e prevenção, sendo o método Pilates uma ótima opção. O método trabalha o corpo de forma global, com enfoque na contrologia. Isso, possibilita a melhora da qualidade muscular e funcionalidade corporal. Além disso, a execução dos exercícios deve priorizar a qualidade e alinhamento corporal, diminuindo as compensações durante a execução e lapidando o corpo a cada prática.

Sendo assim, no momento em que se atua minimizando os fatores compensatórios no movimento do praticante como um todo, é notada uma melhora nas estruturas acometidas por consequência.

Halux Valgo

Ainda, há diversos exercícios específicos para os pés e dedos criados pelo próprio Joseph Pilates, como os realizados no toe exerciser, no foot corrector, mat e nos aparelhos mais conhecidos.

Como os pés são a base do corpo humano, a importância dos trabalhos específico e global são fundamentais para a saúde do indivíduo. Para o hálux valgo, movimentos como, Fanning toes, toes lift, circles e toe lifts, stretches são de suma importância, uma vez que proporcionam o controle muscular específico para estruturar os dedos dos pés.

Para mais, o metatarsal combination e demais exercícios do foot corrector, footwork series, tendon stretch são grandes adjuvantes para melhorar a mobilidade, controle, qualidade, flexibilidade e condicionamento muscular dos pés.

Existem estudos que apontam a eficácia dos exercícios na melhora da qualidade de vida dos indivíduos portadores desta alteração, minimizando a alteração da angulação, melhorando a força, mobilidade e consequentemente no quadro álgico. Ademais, diminui as cirurgias desnecessárias, melhora a estética e auxilia nos processos pré e pós-operatório.

O Pilates é um método que pode auxiliar na reabilitação, prevenção e promoção da saúde de indivíduos com hálux valgo.

Gostou de aprender um pouco sobre o Hálux Valgo com a Anne Rose, do Instituto Golden? Então comente aqui embaixo e compartilhe com alguns amigos.

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!