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Um dos exercícios mais conhecidos do Pilates, o Teaser-Desafio, é também um dos que mais desafiam as cinturas pélvica e escapular.

Para conquistar o V do corpo, além do abdome, é necessário a liberação dos ísquios tibiais para permitir a flexão do quadril com a elevação dos membros inferiores.

Muito mais importante que aproximar os pés da cabeça, é pensar na ativação do power house para controlar a pelve no imprint e a torácica alongada, formando uma curva em J.

Passar por uma série de educativos, alterando a respiração, cadeia cinética, alavancas, uso de acessórios e equipamentos são ferramentas importantes para o desenvolvimento do exercício completo.

No caso do Cadillac, quando usamos a mola de cima, o suporte das molas colabora, tanto na subida como na descida do tronco, permitindo a articulação sequenciada da coluna. Dependendo da resistência usada, conseguimos obter mais ou menos assistência.

A ativação da parede abdominal é fundamental para que o exercício funcione. As fibras inferiores auxiliam na posteriorização da pelve mais a sustentação da alavanca longa das pernas em cadeia cinética aberta, enquanto as fibras superiores controlam a caixa torácica no espaço.

Apesar de acontecer uma pequena elevação das escápulas, ainda usamos o trapézio inferior e latísssimo do dorso para direcionar as escápulas levemente para dentro e para baixo, evitando assim, uma sobrecarga do trapézio superior.

Os braços funcionam como uma moldura para a cabeça e o olhar fica levemente numa diagonal para ajudar a manter a cabeça entre os braços.

Alguns exercícios como a preparação abdominal, meio rolamento para trás, rolamento para cima, são usados como meio para alcançar o desafio e um teste para avaliar a capacidade do praticante.

Dicas: avaliar a força abdominal, mobilidade da coluna e quadril, ajudará na escolha da modificação adequada ou até mesmo na mudança da programação de aula. Muitas vezes é importante desenvolver esses elementos fundamentais por meio de outros exercícios para mais na frente conquistar o objetivo final: realizar o desafio completo com pleno controle do corpo, sem nenhuma assistência.

Jaqueline Rangel
Treinadora Internacional STOTT Pilates

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