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O risco de lesões em tenistas e o benefício do fortalecimento muscular

Por Adriana Rasera 

A prática do tênis exige condicionamento físico e preparação física, a fim de evitar lesões. Além disso, é muito importante fazer exercícios de aquecimento e alongamento previamente. 

Especialmente no tênis, além de prevenir as contusões, os exercícios de preparação física (musculação, pilates) aprimoram os movimentos e melhoram o desempenho do praticante. O esporte só traz qualidade de vida para quem pratica com regularidade e trabalha o fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade. 

PRINCIPAIS LESÕES 

Algumas das principais lesões deste esporte são o tênis elbow, a disfunção do nervo ulnar e a tendinite do ombro, devido ao esforço repetitivo dos movimentos básicos de tênis. Além disso, lesões em panturrilha, quadril e joelhos podem ser encontradas. 

A maioria das lesões acontece em membros inferiores (entre 31% e 67%), seguido pelos membros superiores (20% – 49%) e, por último, o tronco (3% – 21%). As regiões mais atingidas dos membros inferiores foram o tornozelo e a coxa, com a entorse de tornozelo sendo a mais específica ocorrida. Já nos membros superiores, o ombro e o cotovelo foram as articulações mais acometidas, com a epicondilite lateral sendo a mais prevalente. 

Algo importante a se ressaltar é que a maioria das lesões em membros inferiores é de característica aguda e, mais frequente, enquanto as em membros superiores são de caráter crônico com menor incidência. 

FATORES DE RISCO PARA LESÕES

Existem alguns fatores de risco que podem predispor as lesões relacionadas ao tênis: 

  • Excesso de jogo – Respeite seu limite, faça repouso;
  • Raquete inadequada;
  • Excesso de peso.

É de extrema importância para prevenir lesões: 

  • Fortalecimento muscular;
  • Alongamento e flexibilidade.

PREVENÇÃO DE LESÕES NOS TENISTAS 

 – TENHA MÚSCULOS FORTES E FLEXÍVEIS 

– AQUECIMENTO 

– MOVIMENTO CORRETO 

BENEFÍCIOS DO FORTALECIMENTO MUSCULAR PARA TENISTA 

PILATES 

– Prevenção de lesões através do fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade;

– Coordenação motora;

– Melhora na postura; 

– Estabilidade articular;

– Concentração .

 MUSCULAÇÃO  

– Aumento da massa muscular; 

– Perda de gordura; 

– Tônus muscular; 

– Potência; 

– Prevenção de lesões.  

Lembre-se: prevenir é sempre melhor, então qualquer esporte precisa de uma base forte e flexível para evitar lesões. Fortalecimento muscular e preparação física são essenciais na manutenção da saúde! 

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